O zagueiro Cleiton Santana, de 22 anos, não faz mais parte dos planos do Flamengo para a próxima temporada. O contrato do jogador se encerra em dezembro de 2025, e as conversas para renovação não avançaram. Com isso, o defensor deixará o clube ao fim do vínculo.
A Agência RTI Esporte apurou que as partes debateram questões salariais e de tempo do novo vínculo, que seria três temporadas anos. No entanto, a falta de oportunidades pesou para que a negociação fosse encerrada e Cleiton Santana seguisse sua carreira em outro clube.
O estafe do jogador entende que o zagueiro dificilmente terá uma sequência no próximo ano. Isso porque Léo Ortiz, Léo Pereira e Danilo Luiz são os preferidos na ordem de hierarquia do técnico Filipe Luís.
Nos bastidores, o Flamengo entende que o ciclo de Cleiton Santana chegou ao fim. A diretoria chegou a abrir diálogo com o zagueiro no meio do ano, antes da disputa do Mundial de Clubes, mas as tratativas travaram por divergências salariais e de tempo de contrato.
Ainda segundo apurou a reportagem, José Boto, diretor esportivo do Flamengo, planeja reformular o elenco em 2026 e, por isso, decidiu não insistir na permanência. Cleiton Santana, por sua vez, avalia propostas de clubes da Europa.
Nos últimos dias, ele recebeu sondagens de equipes da Espanha, França, Itália, Portugal, Rússia e Ucrânia. As conversas continuam em estágio inicial. Não há, portanto, proposta oficial. Nesse momento, a prioridade do zagueiro é atuar com mais regularidade.
Quantos títulos Cleiton Santana conquistou pelo Flamengo?
Antes de tudo, Cleiton Santana surgiu para o futebol nas categorias de base do Flamengo. Ele chegou a ser considerado uma das principais promessas da geração multicampeã nos juniores. Entretanto, as chances no time profissional foram escassas.
Pelo time principal, o defensor integrou o elenco que venceu a Copa do Brasil (2024), Supercopa do Brasil (2025) e o Campeonato Carioca (2024 e 2025). Na base, venceu o Campeonato Brasileiro Sub-20 (2023).
*Reportagem: Wilson Pimentel/ Agência RTI Esporte