Antes de tudo, o técnico Filipe Luís contará com dois centroavantes de origem para a partida deste sábado contra o Fortaleza. O confronto, pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, começará às 19h30 (de Brasília, na Arena Castelão.
A volta de Juninho Vieira é uma das novidades entre os relacionados. O atacante ficou fora de 12 convocações consecutivas, entre 6 de agosto e 5 de outubro. Mesmo tendo voltado a ser chamado para o jogo contra o Bahia, foi reserva e não entrou em campo.
O mesmo aconteceu no clássico contra o Botafogo, quando permaneceu no banco durante os 90 minutos. A última vez que Juninho Vieira atuou foi no empate em 1 a 1 com o Ceará, em Fortaleza, no dia 3 de agosto.
Naquele jogo, a função de referência ofensiva ficou com Bruno Henrique, substituído pelo camisa 23 aos 31 minutos do segundo tempo. Desde então, o centroavante vinha treinando em separado e foi reintegrado ao elenco principal após conversas com Filipe Luís e membros da comissão técnica.
A decisão de incluí-lo novamente no grupo veio após boa resposta física e comprometimento nos treinos. Na temporada 2025, Juninho soma 52 partidas oficiais, sendo 23 com a camisa do Flamengo e 29 pelo Qarabag, do Azerbaijão.
Em 26 delas, foi titular, o que mostra regularidade no primeiro semestre do ano. Ele chegou para ser solução no ataque. No entanto, pelo Flamengo, começou jogando apenas sete vezes. Agora, com a sequência de jogos e a ausência de alguns titulares, o atacante tem a chance de reconquistar espaço e brigar por minutos na reta final da temporada.
O Flamengo terá Juninho Vieira ou Wallace Yan no lugar de Pedro?
Por fim, na partida deste sábado contra o Fortaleza, Juninho mais uma vez poderá estar no banco. Apesar de Bruno Henrique ter pedido para não ser mais utilizado como falso 9, poderá ser a opção do treinador. Caso comece o jogo nesta função, ele revezará com o Gonzalo Plata.
Em suma, o provável time poderá ser: Agustín Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Evertton Araújo (Saúl Ñíguez), Juninho Vieira e Giorgian De Arrascaeta; Gonzalo Plata, Samuel Lino e Bruno Henrique (Wallace Yan).
Estão fora: Erick Pulgar e Jorge Carrascal (suspensos). Alex Sandro (controle de carga), e Nicolás De La Cruz (virose). Entregues ao departamento médico: Léo Ortiz (trauma pé direito), Pedro (fratura braço direito), Everton Cebolinho (lesão no quadril).
*Reportagem: André Luiz Costa/ Agência RTI Esporte






