Ceará e Flamengo empataram por 1 a 1 neste domingo (3), no Castelão, em Fortaleza, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Arrascaeta abriu o placar para o Rubro-Negro ainda no primeiro tempo, enquanto Pedro Raul marcou para o Vozão na etapa final, garantindo um ponto importante para os donos da casa.
Com o resultado, o Flamengo segue na liderança do Brasileirão, agora com 37 pontos – mesma pontuação do vice-líder Cruzeiro, que venceu o Botafogo. Já o Ceará chega aos 22 pontos e ocupa a 10ª posição na tabela.
O Flamengo começou melhor e impôs forte pressão ofensiva desde os primeiros minutos. Aos oito, Plata arriscou de fora da área e obrigou Bruno Ferreira a fazer boa defesa. Aos 15, Bruno Henrique teve ótima oportunidade após passe de Samuel Lino, mas finalizou por cima.
O Ceará apostava nos contra-ataques e levou perigo com Pedro Henrique aos 17, que finalizou da lateral da área para defesa segura de Rossi. A recompensa flamenguista veio aos 37 minutos: Léo Ortiz acertou um belo lançamento de trivela para Plata, que escorou de cabeça para Arrascaeta marcar com categoria na saída do goleiro.
Antes do intervalo, o Flamengo ainda teve mais duas chances claras com o próprio Arrascaeta, aos 41, e Bruno Henrique, aos 43, mas sem ampliar o placar.
Na volta do intervalo, o Ceará mostrou mais iniciativa. Aos 10 minutos, Fabiano Souza cruzou, Lucas Mugni cabeceou no travessão, e Aylon exigiu grande defesa de Rossi no rebote. O empate veio aos 21 minutos, após escanteio cobrado por Mugni e cabeçada precisa de Pedro Raul no canto do gol, aproveitando saída equivocada do goleiro rubro-negro.
O Flamengo manteve a posse de bola, mas perdeu intensidade e não conseguiu criar novas oportunidades claras. O Ceará, por sua vez, investiu em jogadas pelas laterais, especialmente pelo lado esquerdo, mas o marcador permaneceu inalterado até o fim.
CEARÁ X FLAMENGO
18ª RODADA – BRASILEIRÃO
Data e horário: domingo (3), às 18h30 (horário de Brasília);
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE);
Gols: Arrascaeta, aos 37’/1º (0-1); Pedro Raúl, aos 21’/2ºT (1-1);
Cartões amarelos: Marllon, Richardson e Fernando Sobral (CEA); Jorginho e Bruno Henrique (FLA);
ESCALAÇÕES
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Rossi; Emerson Royal (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Jorginho (Allan) e Arrascaeta (Saúl Ñíguez); Plata (Victor Hugo), Bruno Henrique (Juninho) e Samuel Lino.
CEARÁ (Técnico: Léo Condé)
Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia (Nicolas); Dieguinho (Lucas Lima), Lourenço (Lucas Mugni) e Richardson (Fernando Sobral); Galeano, Pedro Raúl e Pedro Henrique (Aylon).
ARBITRAGEM
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE);
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE);
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP).