Primeiramente, o ex-goleiro argentino Ubaldo Matildo Fillol, o “El Pato”, conversou com a reportagem da Agência RTI Esporte sobre o reencontro entre dois times que marcaram sua carreira: Flamengo e Racing. A entrevista em áudio foi ao ar no Manchete Esportiva da última segunda-feira,27.
O duelo entre brasileiros e argentinos, válido pela semifinal da Libertadores, será nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio El Cilindro, em Avellaneda. Ídolo das duas torcidas, Fillol destacou o respeito mútuo e o peso histórico do confronto.
“Há muita expectativa aqui na Argentina, fundamentalmente entre a gente do Racing, que está com muita confiança de poder dar a volta no jogo. Mas todos sabem que o Flamengo é um time muito bom. Há muito respeito, mas vai ser um jogo aberto, sim”, afirmou o ex-jogador, que atuou pelo clube carioca após passagens por Quilmes, Racing e River Plate.
Fillol relembrou com carinho o período em que defendeu o Flamengo, no início da década de 80, e foi enfático ao falar do vínculo com o clube brasileiro. “O Flamengo é um dos clubes em que eu me senti melhor, que me trataram melhor. Tenho lembranças muito fortes, muito bonitas. A torcida é a maior do mundo, a melhor, e isso eu já dizia naquela época”, comentou o ídolo argentino.
Hoje, outro compatriota de Fillol veste a camisa 1 rubro-negra: o goleiro Agustín Rossi, que também ganhou o carinho da torcida. “Estou feliz porque o Rossi é um colega e está dando muitas satisfações ao Flamengo. Ele é um goleiro de muito prestígio, de muitas condições, e ainda tem muito para dar. Se o jogo for para os pênaltis, o Rossi é um especialista”, disse.
Comparando épocas, Fillol destacou as diferenças no contato com o público e nas formas de acompanhar o clube. “Hoje, através das redes sociais, estou muito mais perto do Flamengo. Na minha época não havia isso, era mais difícil manter contato, mas agora é incrível ver a grandeza desse clube e o amor da torcida”, contou.
Fillol afirma que Racing x Flamengo será jogo equilibrado?
Sobre o confronto em Avellaneda, o argentino prevê equilíbrio e intensidade. “Conheço muito bem o Racing e o Flamengo. Os dois times vão sair para ganhar, porque são clubes com muita história. Aqui, especulação não serve para nada. Vai ser uma partida muito apaixonante”, afirmou.
Fillol também fez um apelo pela paz entre torcidas, em meio à rivalidade que marca os duelos entre brasileiros e argentinos. “Esperemos que não haja incidentes fora do jogo e que seja uma linda jornada. São dois clubes de muita história, e todos vão dar tudo nesse jogo”, concluiu.
Por fim, aos 75 anos, “El Pato” segue como referência entre os goleiros da Argentina e mantém o carinho pelo Flamengo, clube que considera parte importante de sua trajetória. “Sempre que o Flamengo joga, eu acompanho. Esse clube mora no meu coração”, encerrou o campeão mundial de 1978.






