Antes de mais nada, o Fluminense terá casa cheia para buscar a classificação às semifinais contra o Bahia, após perder o jogo de ida por 1 a 0. Por isso, o Tricolor aposta no seu bom retrospecto como mandante para tentar a virada.
Além disso, nos últimos 14 anos, o time comandado pelo técnico Renato Gaúcho não perdeu para o Bahia no Estádio do Maracanã e conquistou vitórias expressivas em partidas decisivas. Diante disso, o torcedor alimenta o sonho da classificação.
Nos últimos cinco confrontos em casa contra o Bahia, o Fluminense venceu todas, sofrendo apenas um gol: 2 a 0 em 2019, 1 a 0 em 2020, 2 a 0 em 2021, 2 a 1 em 2023 e 1 a 0 em 2024. Destes resultados, dois dariam a classificação direta ao Tricolor e os outros três levariam a decisão para os pênaltis.
Em mata-matas, o Fluminense já reverteu 11 eliminatórias em que havia perdido por um gol de diferença na partida de ida. A última aconteceu na Conmebol Libertadores de 2024, contra o Grêmio: derrota por 2 a 1 fora de casa e classificação nos pênaltis no Maracanã.
A virada marcante foi na Conmebol Recopa de 2024, diante da LDU: derrota por 1 a 0 na ida, seguida de vitória por 2 a 0 em casa, garantindo o título. O histórico positivo dá confiança à equipe para o confronto, reforçando a importância do Maracanã como fator decisivo na busca pela vaga nas semifinais.
*Reportagem: Patricia Gonçalves/ Agência RTI Esporte