O Fluminense está muito próximo de acertar a renovação de contrato de Guga. O lateral-direito, que antes havia congelado as negociações, agora deu o sinal verde para a assinatura junto ao clube. O jogador de 27 anos tem vínculo válido até o fim da atual temporada. Ele, portanto, está liberado para assinar um pré-acordo desde o dia primeiro de julho.
Conforme apuração da Agência RTI Esporte, Guga recebe cerca de R$ 260 mil e entende que seu salário está defasado. Para fins de comparação, o atacante Germán Cano custa R$ 700 mil por mês aos cofres tricolores. Em uma das rodadas de negociação, o camisa 23 manifestou o desejo de ganhar o dobro de seus vencimentos mensais.
Apesar dos entraves, as partes acreditam em um final feliz para a negociação. A diretoria não cogita perder o jogador. Isso porque há um entendimento de que seria repor uma eventual saída do lateral, uma vez que, o mercado não oferece opções que caibam na realidade financeira tricolor. Vale lembrar, o Fluminense possui 50% dos direitos econômicos do atleta e a outra metade segue com o Atlético-MG.
No começo do ano, Guga chegou a receber sondagens de clubes da Europa. Quem mais se aproximou de oficializar uma proposta foi o CSKA, da Rússia. No entanto, as conversas não avançaram para uma transferência no mercado da bola. Enquanto Samuel Xavier se recupera de lesão, o defensor vai assumindo o posto de titular e se tornando peça importante no time de Renato Gaúcho.
Em 101 partidas, Guga soma 52 vitórias, 16 empates e 33 derrotas com a camisa tricolor, além de dois gols marcados. Por fim, o atleta também conquistou as taças do Campeonato Carioca e da Copa Libertadores da América em 2023, e da Recopa Sul-Americana em 2024.
Onde jogou Guga do Fluminense?
Inicialmente, Guga começou sua carreira na equipe do Avaí, onde foi destaque da equipe catarinense no acesso para o Brasileirão de 2019. Em seguida, comprado pelo Atlético-MG, integrou o elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro em 2021 e a Supercopa do Brasil em 2022. O lateral chegou ao Fluminense para a temporada de 2023, assim retornando ao clube que também atuou nas categorias de base.