O Fluminense acertou a contratação de Luis Zubeldía como novo treinador da equipe. O argentino de 44 anos chega após a demissão de Renato Gaúcho e com a missão de melhorar o desempenho esportivo do time.
Após a diretoria tricolor ajustar os últimos detalhes da negociação, o treinador chegou nesta sexta-feira (26) no Rio de Janeiro. Zubeldía já teve uma passagem pelo futebol brasileiro, quando comandou o São Paulo.
Um período de altos e baixos e que se encerrou após o treinador entregar o cargo ao ser derrotado pelo Vasco, por 3 a 1, no Morumbis. Antes de encaminhar seu acerto com o Fluminense, o treinador chegou a ter conversas com o Internacional. O Colorado acabou optando pela chegada de Ramón Díaz, ex-Vasco e Corinthians.
Qual foi o desempenho de Luis Zubeldía pelo São Paulo?
Contratado em abril de 2024, Zubeldía chegou ao Tricolor depois do início ruim no Brasileirão e na estreia da Libertadores sob o comando de Thiago Carpini. Inicialmente, o comandante argentino caiu nas graças do torcedor são-paulino. Com sua maneira mais enérgica de se comunicar com o time na beira de campo, o seu lado explosivo em reclamações e comemorações logo viralizou.
Nesse sentido, seu comportamento acabou se tornando um problema. Zubeldía recebeu, ao todo, 35 cartões no comando do São Paulo; sendo 32 amarelos e três vermelhos. Assim, o time frequentemente jogava sem ele na área técnica.
Ao chegar no clube, a diretoria traçou as seguintes metas para o técnico: levar o São Paulo às quartas de finais da Libertadores e da Copa do Brasil e também garantir vaga na próxima edição do torneio internacional. Zubeldía entregou tudo o que lhe foi pedido e a direção o manteve no cargo para 2025.
Desse modo, na temporada seguinte, o Tricolor chegou até as semifinais do Paulistão, quando o Palmeiras os eliminou, no Allianz Parque. Além disso, o treinador teve de lidar com lesões de seus principais jogadores, como Lucas Moura e Oscar.
Por fim, o que mais pesou para Zubeldía deixar o comando técnico do São Paulo foi o desempenho no Campeonato Brasileiro. Antes da parada para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o clube só havia somado 12 pontos em 12 partidas.
Assim, sabendo que não mudaria o cenário na velocidade exigida pelos torcedores tricolores, decidiu entregar o cargo no dia 16 de junho. Ao todo, foram 85 jogos, 37 vitórias, 27 empates e 21 derrotas pelo clube.
*Reportagem: Joubert Júnior/ Agência RTI Esporte