O Fluminense definiu Luís Zubeldía, ex-São Paulo, como novo treinador após Renato Gaúcho entregar o cargo. Ele deixou o comando do time após o empate com o Lanús, da Argentina, que culminou na eliminação tricolor na Copa Libertadores da América.
A Agência RTI Esporte apurou que o Fluminense, antes de contratar o treinador argentino, tentou fechar com Roger Machado. Contudo, o ex-treinador do Internacional recusou a oferta para comandar o Tricolor das Laranjeiras.
Roger Machado, porém, não se estendeu nas conversas e respondeu que não pretende voltar a trabalhar em 2025. Além disso, deixou claro que deseja se dedicar aos estudos antes de assumir um novo projeto.
O Fluminense, por sua vez, acenou com uma proposta salarial inferior ao que acabou sendo oferecido a Luís Zubeldía. O argentino irá embolsar R$ 1,2 milhão por mês no Tricolor das Laranjeiras. O valor, vale ressaltar, não contempla, a comissão técnica.
Ainda segundo apurou a reportagem, Roger Machado acabou não ficando seduzido com a possibilidade de voltar ao Fluminense. Odair Hellmann, do Athletico-PR, também recebeu contato da diretoria. Entretanto, o treinador não demonstrou interesse em deixar o Furacão.
Por fim, o Fluminense acabou optando pelo investimento em Luís Zubeldía, que tinha negociações avançadas para comandar a Seleção Peruana, que estava livre no mercado da bola desde junho após deixar o São Paulo.
Como foi a passagem de Luís Zubeldía pelo São Paulo?
Antes de tudo, Luís Zubeldía comandou o São Paulo de abril de 2024 a junho de 2025. Ao todo, o treinador argentino teve 83 jogos no comando do time tricolor, com 37 vitórias, 26 empates e 20 derrotas, com 55% de aproveitamento.
Antes, ele comandou o Lanús e Racing Club, ambos da Argentina. Posteriormente, trabalhou no Equador tendo passado por Barcelona SC e LDU Quito. Depois disso, passou por Cerro Porteño, do Paraguai, Independiente Medellín, da Colômbia, Santos Laguna, do México, e Elche, da Espanha.
*Reportagem: Wilson Pimentel/ Agência RTI Esporte