A França confirmou nesta quarta-feira (24) o primeiro caso de ebola registrado no país. O paciente é um médico que retornou recentemente da República Democrática do Congo (RDC), na África, onde há um surto da doença.
O homem está isolado e ainda passa por uma “investigação epidemiológica completa”, para identificar as pessoas que tiveram contato com ele antes do diagnóstico. Depois, as autoridades de saúde entram em contato e mantêm essas mesmas pessoas em isolamento, por 21, na residência de cada um, e em constante monitoramento.
Em comunicado, o Ministério da Saúde francês informou que a infecção foi identificada no território continental do país. O Congo é atualmente o epicentro da epidemia, com mais de mil casos registrados da enfermidade, conhecida por causar febres hemorrágicas graves e com elevada taxa de mortalidade.
Segundo as autoridades, este é o primeiro caso detectado fora da África desde o início do atual surto, que também atinge Uganda. A epidemia é causada pela variante Bundibugyo do vírus ebola, considerada rara e para a qual ainda não há vacina ou tratamento específico.
Apesar da confirmação, especialistas em saúde pública avaliam que as chances de disseminação global permanecem reduzidas, uma vez que o ebola não apresenta alto potencial de transmissão em comparação com outras doenças infecciosas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto no Congo já infectou mais de 1.000 pessoas e causou 267 mortes, sendo o episódio com maior número de casos confirmados no primeiro mês de ocorrência da doença.










