Uma forte massa de ar frio de origem polar que se espalhou pelo centro-sul do Brasil provocou uma acentuada queda nas temperaturas em todo o estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira. A madrugada com poucas nuvens colaborou para um resfriamento noturno ainda mais intenso, resultando em algumas das menores temperaturas do ano em diversas localidades.
O frio foi especialmente rigoroso no interior do estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diversas cidades do centro-sul fluminense registraram temperaturas abaixo dos 10°C. No Pico do Couto, nos arredores de Petrópolis, os termômetros marcaram i 1,1°C.
No Pico da Caledônia, a água voltou a congelar, formando gelo sobre a guarita, que se tornou atração para turistas. Com mais de 2.200 metros de altitude, o local é tradicionalmente um dos pontos mais frios da cidade.
Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, teve uma madrugada gelada na quarta-feira (30/07). Segundo a estação do Instituto Friburgo Solidário, a sensação térmica chegou a -6,9 °C, enquanto o termômetro marcou -2 °C.
O município, considerado o mais frio do RJ, segue em destaque neste inverno.
Outras cidades e regiões também tiveram registros de frio intenso no RJ:
Paty do Alferes: 5,4°C
Teresópolis (Parque Nacional): 5,8°C
Rio Claro: 7,2°C
Nova Friburgo (Salinas, zona rural): 7,3°C
Resende: 7,5°C
Valença: 7,8°C
Rio de Janeiro (capital/Jacarepaguá): 10,1°C
Guapimirim, Japeri e Tinguá, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, registraram 11°C e Belford Roxo 13,5°C
A previsão indica que a madrugada desta quinta-feira, 31 de julho, ainda será bastante fria para cariocas e fluminenses, com possibilidade de temperaturas novamente abaixo dos 10°C em várias regiões do estado.