A partir desta terça-feira (22/07), o avanço de uma nova massa de ar frio deve derrubar ainda mais as temperaturas no Sul e em parte do Sudeste.
A queda deve ser mais intensa nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde há risco de geada.
Em Porto Alegre (RS), os termômetros marcam 11?°C pela manhã, mas a mínima despenca ao longo da semana: 7?°C na quarta (23) e apenas 5?°C na quinta (24).
Já em Curitiba (PR), o frio segue firme, com mínima de 10?°C nesta terça e previsão de apenas 9?°C na quinta, quando a máxima não deve passar dos 14?°C.
Florianópolis (SC), que começa a semana com 15?°C de mínima e 25?°C de máxima, também terá queda acentuada: na quinta, os termômetros ficam entre 13?°C e 16?°C.
No Sudeste, o frio da manhã também se intensifica, mas as tardes continuam com sol e temperaturas amenas.
Em São Paulo (SP), esta terça começa com 13?°C e chega a 27?°C, mas o ar polar derruba os termômetros na quinta, quando a mínima prevista é de 10?°C.
No Rio de Janeiro (RJ), a máxima ainda atinge os 30?°C hoje, mas já começa a cair nos dias seguintes: 27?°C na quarta, 25?°C na quinta.
Segundo os meteorologistas, o padrão típico de inverno brasileiro segue mantido: frio concentrado nas manhãs do Sul e Sudeste, e calor seco no Centro-Oeste, Norte e interior nordestino.
A tendência inclusive para os próximos dias é de continuidade desse cenário, com alternância de manhãs geladas e tardes mais quentes nas regiões de influência da massa de ar polar, e aumento do desconforto nas áreas mais secas do país.
Em agosto, a umidade do ar deve cair ainda mais, o que pode intensificar os riscos de queimadas e agravar problemas respiratórios.
Apesar da passagem da frente fria pelo litoral do Sudeste e do Sul, a semana segue com baixa probabilidade de chuva na maior parte do país.
No litoral de Alagoas, Pernambuco e Maranhão, podem ocorrer pancadas fracas, assim como na costa norte do Ceará e do Piauí.
No Sul, há previsão de acumulados mais expressivos apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul, onde os volumes podem chegar a 70 mm até o fim de semana.
No restante do país, o tempo seco e firme predomina.