A Federação Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de 1,5 milhão de pessoas serão diretamente afetadas pelo Furacão Melissa, que atinge a Jamaica nesta terça-feira (28). O número representa mais da metade da população do país. Mais de 800 abrigos foram preparados para acolher moradores das áreas mais vulneráveis.
De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o Melissa é o pior furacão a atingir a Jamaica neste século, com ventos que podem ultrapassar 300 km/h. O fenômeno deve provocar inundações repentinas, marés de tempestade de até quatro metros e deslizamentos de terra de grandes proporções.
A especialista Anne-Claire Fontan, da OMM, alertou que a tempestade é “catastrófica” e pode causar danos estruturais severos em várias regiões da ilha. Segundo ela, a precipitação esperada deve ultrapassar 70 centímetros — o dobro do volume normal para toda a estação chuvosa.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou que o Melissa permanece na categoria 5, com ventos de 280 km/h. O furacão já deixou sete mortos no Caribe e deve seguir em direção a Cuba ainda nesta terça-feira à noite.






