Brasília – A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quinta-feira (13) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu ministros que já foram governadores para discutir a pauta de segurança em tramitação no Congresso. Segundo Gleisi, o objetivo do encontro foi ouvir experiências práticas na gestão estadual e avaliar a condução de projetos prioritários na área.
Participaram da reunião o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Rui Costa, Fernando Haddad, Camilo Santana, Wellington Dias, Renan Filho, Ricardo Lewandowski e Waldez Góes. O grupo discutiu a PEC da segurança pública e o projeto de lei que trata do combate às facções criminosas.
Gleisi afirmou que Lula pediu empenho dos ministros para dialogar com as bancadas da Câmara e buscar apoio para aprovar as propostas. A ministra também disse que o governo trabalhará até segunda-feira (17) para tentar convencer o relator do projeto antifacções, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), a ajustar o texto antes da votação prevista para terça-feira (18), definida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Segundo a ministra, o projeto antifacções foi construído ao longo de seis meses, com participação de especialistas e representantes estaduais da segurança pública. Ela destacou ainda que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mencionou durante a reunião o projeto de lei do devedor contumaz como parte importante do enfrentamento ao crime organizado.
Gleisi afirmou que o governo gostaria que a PEC da segurança fosse votada antes do projeto antifacções, mas reconheceu que, ao fim do ano legislativo, o ideal seria avançar com as duas pautas de forma simultânea.






