O Santos venceu o Flamengo por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (16), na Vila Belmiro, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado por Neymar, que anotou seu primeiro gol na atual edição do Brasileirão.
Apesar do favoritismo rubro-negro e da ampla posse de bola — com 74% só no primeiro tempo —, o time carioca esbarrou na boa atuação do Santos e na estrela do camisa 10. Neymar mostrou habilidade ao deixar dois marcadores para trás e finalizar com precisão, vencendo o goleiro Rossi aos 39 minutos da etapa final.
Primeiro tempo com domínio do Flamengo
Desde o início, o Flamengo controlou o jogo com posse de bola e volume ofensivo. A melhor chance da equipe carioca surgiu aos 41 minutos, em cabeçada de Danilo após cobrança de falta de Luiz Araújo. O goleiro Breno Brazão fez grande defesa e evitou o gol flamenguista.
O Santos, por sua vez, apostava nos contra-ataques, com Neymar sendo a principal referência no ataque. Aos 29 minutos, o Peixe quase abriu o placar após boa troca de passes entre Deivid Washington e Neymar, mas o chute cruzado parou em Rossi.
Neymar decide no fim
O Flamengo voltou do intervalo pressionando e quase marcou com Arrascaeta e Plata, em bela jogada coletiva logo nos primeiros minutos. O Santos, entretanto, equilibrou a partida e passou a explorar os erros defensivos do adversário.
Aos 32, Neymar aproveitou falha de Rossi, pegou o rebote e quase marcou, mas o goleiro se recuperou a tempo. O gol saiu aos 39: Guilherme tocou para Neymar, que driblou Varela e Léo Pereira antes de finalizar no canto, sem chances para Rossi. Foi o primeiro gol de Neymar neste Campeonato Brasileiro.
SANTOS 1X0 FLAMENGO
14ª RODADA – BRASILEIRÃO
Data e horário: quarta-feira, 16 de julho, às 20h (de Brasília);
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP);
Gols: Neymar, 39’/2°T (1-0)
Cartões amarelos: João Basso e Luan Peres (SAN); Jorginho, Arrascaeta e Bruno Henrique (FLA)
Cartão vermelho: –
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
SANTOS (Técnico: Cléber Xavier)
Gabriel Brazão; Escobar, João Basso, Luan Peres e Souza; Tomás Rincón, Zé Rafael (Pituca) e Neymar; Barreal (Robinho Jr), Deivid Washington (Gabriel Bontempo) e Guilherme (Willian Arão).
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Rossi; Wesley, Léo Ortiz (Léo Pereira), Danilo e Varela; Jorginho, Allan (De La Cruz) e Arrascaeta (Juninho); Luiz Araújo (Cebolinha), Bruno Henrique (Wallace Yan) e Plata.
ARBITRAGEM
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG);
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG);
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)