Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Tiroteios perto de escolas deixam alunos e professores em alerta no Rio
Rio de Janeiro
Tiroteios perto de escolas deixam alunos e professores em alerta no Rio
HGNI inaugura espaço para atender crianças e adolescentes vítimas de violência
Nova Iguaçu
HGNI inaugura espaço para atender crianças e adolescentes vítimas de violência
Oposição tenta adiar votação do fim da escala 6×1 para depois das eleições
Brasil
Oposição tenta adiar votação do fim da escala 6×1 para depois das eleições
Rio vacina pessoas até 24 anos com a Meningocócica ACWY
Rio de Janeiro
Rio vacina pessoas até 24 anos com a Meningocócica ACWY
Rioprevidência rejeita contas de 2025 e aponta falhas no Banco Master
Estado
Rioprevidência rejeita contas de 2025 e aponta falhas no Banco Master
Kassio Nunes Marques confirma análise sobre soltura de Bolsonaro após eleição
Política
Kassio Nunes Marques confirma análise sobre soltura de Bolsonaro após eleição
Manifestantes fazem ato no Centro do Rio em apoio a Lula no 2º turno
Rio de Janeiro
Manifestantes fazem ato no Centro do Rio em apoio a Lula no 2º turno
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Governador sanciona lei que reduz incentivos fiscais a empresas no RJ

A medida faz parte de um pacote de projetos enviado pelo Executivo à Alerj para elevar a arrecadação estadual.

Siga-nos no

Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou nesta terça-feira (23/12) a lei que reduz os incentivos fiscais concedidos a empresas e aumenta a contribuição obrigatória ao Fundo Orçamentário Temporário (FOT).

A medida faz parte de um pacote de projetos enviado pelo Executivo à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) com o objetivo de elevar a arrecadação estadual.

A lei aumenta o percentual que as empresa beneficiadas precisam depositar no Fundo Orçamentário Temporário, criado em 2019. Até então, o depósito obrigatório era de 10% do valor do benefício. Agora essa alíquota sobe para 18%. As empresas que têm benefícios sem contrapartida definida – como obrigação de investir em melhorias em áreas públicas ou gerar um determinado número de empregos – terão uma alíquota progressiva. O percentual vai subir anualmente, de 20% no ano que vem até 60% em 2032.

Emendas incluídas pela Assembleia Legislativa do Rio excluíram da nova regra empresas instaladas em municípios do interior do estado e fabricantes de insumos médicos, cimento, materiais da construção civil e cosméticos.

A lei entra em vigor apenas nas partes não vetadas. Os vetos ainda serão analisados pela Alerj após o recesso parlamentar, a partir de fevereiro, e podem ser mantidos ou derrubados por maioria absoluta dos deputados.

As novas regras do FOT só passarão a valer após o prazo de 90 dias da publicação no Diário Oficial. Com isso, a cobrança dos novos percentuais só poderá ser exigida a partir de 23 de março de 2026.