O governador do Rio, Cláudio Castro, e os demais chefes de Executivo dos estados do Sul e Sudeste concederão coletiva de imprensa para apresentar a Carta do Rio de Janeiro, resultado da 14ª edição do Cosud, realizada na capital fluminense. Os governadores vão detalhar a propostas conjuntas na área de segurança pública, além de fazer a leitura do documento final que consolida ações e diretrizes para o fortalecimento de políticas públicas regionais e nacionais.
Nesta sexta-feira, os governadores discutem lacunas e avanços na legislação, uso de tecnologia, inteligência e integração para reforçar o combate a facções criminosas, além de acompanhar projetos que tramitam no Congresso Nacional, como a PEC da Segurança Pública e o chamado PL Antifacção.
Escritório Integrado de Inteligência e Investigação
O Cosud vai ganhar um Escritório Integrado de Inteligência e Investigação para articular o trabalho dos Ministérios Públicos estaduais e das forças de segurança no combate ao crime. A proposta foi apresentada em reunião no Palácio Guanabara, que reuniu o governador do Rio, Cláudio Castro, outros governadores do consórcio e os procuradores-gerais de Justiça dos estados das duas regiões.
O encontro teve como foco ampliar a cooperação entre governos estaduais e Ministérios Públicos, com troca de informações e definição conjunta de estratégias de enfrentamento ao crime organizado.
“A construção de um Brasil mais justo passa por cooperação, não por polarização”, afirmou Cláudio Castro.
Para o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o tema exige maturidade e estratégia conjunta. ” Discutir segurança pública exige inteligência, investimentos adequados e integração plena entre Estados e União”, ressaltou Casagrande.
“Nosso compromisso é preservar vidas e proteger as pessoas”, destacou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.






