Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Caixa libera pagamento de prêmios de loterias por Pix
Brasil
Caixa libera pagamento de prêmios de loterias por Pix
Agendamento para tirar identidade no Detran-RJ passa a ser feito somente pela internet
Estado
Agendamento para tirar identidade no Detran-RJ passa a ser feito somente pela internet
Brasileiros ainda têm R$ 6 bilhões esquecidos em bancos; saiba como consultar
Brasil
Brasileiros ainda têm R$ 6 bilhões esquecidos em bancos; saiba como consultar
Árvore da Lagoa será inaugurada no dia 28 de novembro e celebra 30 anos de tradição
Rio de Janeiro
Árvore da Lagoa será inaugurada no dia 28 de novembro e celebra 30 anos de tradição
Leão XIV reúne multidão em missa na Argentina durante viagem pela América do Sul
Mundo
Leão XIV reúne multidão em missa na Argentina durante viagem pela América do Sul
Novas agulhas na Avenida Brasil prometem reduzir em até 30% o tempo de acesso ao Porto do Rio
Rio de Janeiro
Novas agulhas na Avenida Brasil prometem reduzir em até 30% o tempo de acesso ao Porto do Rio
Governo pede retirada de 348 perfis que divulgam apostas ilegais
Brasil
Governo pede retirada de 348 perfis que divulgam apostas ilegais
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Governo aumenta limite de isenção do IR em 2 salários mínimos

Siga-nos no

Foto: Reprodução Internet

O governo federal anunciou, na noite desta terça-feira (06), o aumento na faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para dois salários mínimos. É o segundo aumento na isenção desde o início deste governo.

O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903,98 desde 2015, subiu em maio de 2023 para R$ 2.640,00 e agora vai para R$ 2.824,00. “A falta de atualização da tabela, ao longo de tantos anos, fez com que os brasileiros pagassem cada vez mais Imposto de Renda, retirando dinheiro das famílias”, afirmou o Ministério da Fazenda.

Conforme explicou a pasta, o contribuinte com rendimentos de até R$ 2.824,00 mensais será beneficiado com a isenção porque, dessa renda, subtrai-se o desconto simplificado, de R$ 564,80, resultando em uma base cálculo mensal de R$ 2.259,20, ou seja, exatamente o limite máximo da faixa de alíquota zero da nova tabela.

A Medida Provisória nº 1.206/24, com a alteração, foi encaminhada ao Congresso Nacional nesta terça-feira. A MP, no entanto, já está publicada no Diário Oficial e, portanto, já está valendo. No entanto, precisa ser ratificada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.