Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Ampliação da proibição a construções que fazem sombra na praia é aprovada no Rio
Rio de Janeiro
Ampliação da proibição a construções que fazem sombra na praia é aprovada no Rio
Menores de 16 anos terão redes sociais vinculadas aos pais sob novas regras
Brasil
Menores de 16 anos terão redes sociais vinculadas aos pais sob novas regras
Efeitos do ciclone: São Paulo ainda tem 1,3 milhão sem energia e vive caos
Brasil
Efeitos do ciclone: São Paulo ainda tem 1,3 milhão sem energia e vive caos
A grande retomada da Hapvida pós-fusão
Geral
A grande retomada da Hapvida pós-fusão
Prefeitura lança programa que permite solicitação de árvores pela população
Rio de Janeiro
Prefeitura lança programa que permite solicitação de árvores pela população
Chanucá judaico 2025 ilumina o Rio com música e celebrações gratuitas
Cultura
Chanucá judaico 2025 ilumina o Rio com música e celebrações gratuitas
Fantástico Natal de Guapimirim está confirmado
Baixada Fluminense
Fantástico Natal de Guapimirim está confirmado

Governo do Estado anuncia chamamento público para a Linha 3 do metrô

Siga-nos no

Desenho simula eventual itinerário da Linha 3 - Foto: Divulgação

O Governo do Rio deve lançar na semana que vem um chamamento público para fazer a modelagem da licitação para a Linha 3 do metrô, que deve ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo estadual de Transportes, Washington Reis.

O sonho de um modal de transporte ferroviário que liga o Rio de Janeiro a Niterói e a região leste da Baía de Guanabara data de fins do século XIX, sob o reinado de Dom Pedro II, mas foi apenas em 1968 que o projeto original do metrô esboçou o trajeto conhecido hoje como linha 3. Na época, os ramais de trem já ligavam a Zona Oeste ao Centro da cidade. A Linha 1 do metrô iria da Zona Sul a Jacarepaguá, passando pelo Centro – onde acabou parando. A Linha 2 iria da Zona Norte ao outro lado da Baía de Guanabara, mas a ideia ficou pelo caminho.

Obras chegaram a ser realizadas para a futura implantação da travessia, passando pela atual estação da Carioca – um nível abaixo do que é utilizado hoje -, mas lá se vão mais de quatro décadas de abandono.

O último desenho da linha 3 é de 2015 e classifica o projeto como a maior integração intermodal do Brasil. Planejada para ligar o Centro do Rio a Niterói, o metrô seguiria por um túnel a ser escavado por baixo da Baía de Guanabara. Do outro lado da Baía, a linha do metrô seguiria a antiga linha de trem, passando por Alcântara e chegando na Estação Guaxindiba.

Um estudo de viabilidade vai apontar se a futura Linha 3 será subterrânea, de superfície ou até mesmo se haverá alguma travessia férrea sob a Baía de Guanabara.