Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Exclusivo: Edson Souza, treinador de futebol, comenta mentalidade dos jogadores na atualidade
Nacional
Exclusivo: Edson Souza, treinador de futebol, comenta mentalidade dos jogadores na atualidade
Zubeldía busca evolução do Fluminense antes de jogo da semifinal da Copa do Brasil
Fluminense
Zubeldía busca evolução do Fluminense antes de jogo da semifinal da Copa do Brasil
Colombiano é condenado à prisão perpétua por duplo homicídio no Reino Unido
Mundo
Colombiano é condenado à prisão perpétua por duplo homicídio no Reino Unido
Contas externas do Brasil registram déficit de US$ 9,8 bilhões em setembro
Economia
Contas externas do Brasil registram déficit de US$ 9,8 bilhões em setembro
Crianças de São Pedro da Aldeia terão dia de lazer gratuito neste domingo
Costa do Sol
Crianças de São Pedro da Aldeia terão dia de lazer gratuito neste domingo
Lei obriga placas informativas em obras públicas do Estado do Rio
Política
Lei obriga placas informativas em obras públicas do Estado do Rio
Virginia Fonseca chama mãe de Vini Jr. de ‘mama’ e repercute nas redes: ‘Iludida”
Famosos
Virginia Fonseca chama mãe de Vini Jr. de ‘mama’ e repercute nas redes: ‘Iludida”

Governo do Estado anuncia chamamento público para a Linha 3 do metrô

Siga-nos no

Desenho simula eventual itinerário da Linha 3 - Foto: Divulgação

O Governo do Rio deve lançar na semana que vem um chamamento público para fazer a modelagem da licitação para a Linha 3 do metrô, que deve ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo estadual de Transportes, Washington Reis.

O sonho de um modal de transporte ferroviário que liga o Rio de Janeiro a Niterói e a região leste da Baía de Guanabara data de fins do século XIX, sob o reinado de Dom Pedro II, mas foi apenas em 1968 que o projeto original do metrô esboçou o trajeto conhecido hoje como linha 3. Na época, os ramais de trem já ligavam a Zona Oeste ao Centro da cidade. A Linha 1 do metrô iria da Zona Sul a Jacarepaguá, passando pelo Centro – onde acabou parando. A Linha 2 iria da Zona Norte ao outro lado da Baía de Guanabara, mas a ideia ficou pelo caminho.

Obras chegaram a ser realizadas para a futura implantação da travessia, passando pela atual estação da Carioca – um nível abaixo do que é utilizado hoje -, mas lá se vão mais de quatro décadas de abandono.

O último desenho da linha 3 é de 2015 e classifica o projeto como a maior integração intermodal do Brasil. Planejada para ligar o Centro do Rio a Niterói, o metrô seguiria por um túnel a ser escavado por baixo da Baía de Guanabara. Do outro lado da Baía, a linha do metrô seguiria a antiga linha de trem, passando por Alcântara e chegando na Estação Guaxindiba.

Um estudo de viabilidade vai apontar se a futura Linha 3 será subterrânea, de superfície ou até mesmo se haverá alguma travessia férrea sob a Baía de Guanabara.