Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
Sorry, no results.
Please try another keyword
Flu sai na frente, mas Palmeiras vira no Maracanã
Esportes
Flu sai na frente, mas Palmeiras vira no Maracanã
Eli Soares está confirmado como atração da Angra Expo 2025
Angra dos Reis
Eli Soares está confirmado como atração da Angra Expo 2025
Pique Novo e Rastapé vai agitar o final de semana em Campos
Entretenimento
Pique Novo e Rastapé vai agitar o final de semana em Campos
Ônibus da Saúde oferece atendimento exclusivo às mulheres em Nova Iguaçu
Nova Iguaçu
Ônibus da Saúde oferece atendimento exclusivo às mulheres em Nova Iguaçu
Universitários e formandos de Medicina debatem empregabilidade em Maricá com o prefeito
Maricá
Universitários e formandos de Medicina debatem empregabilidade em Maricá com o prefeito
1º Festival de Vela de Cabo Frio será realizado de 8 a 10 de agosto
Costa do Sol
1º Festival de Vela de Cabo Frio será realizado de 8 a 10 de agosto
Brasil reclama de tarifaço de Trump na OMC e recebe apoio de 40 países
Mundo
Brasil reclama de tarifaço de Trump na OMC e recebe apoio de 40 países

Governo do Estado anuncia chamamento público para a Linha 3 do metrô

Siga-nos no

Desenho simula eventual itinerário da Linha 3 - Foto: Divulgação

O Governo do Rio deve lançar na semana que vem um chamamento público para fazer a modelagem da licitação para a Linha 3 do metrô, que deve ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo estadual de Transportes, Washington Reis.

O sonho de um modal de transporte ferroviário que liga o Rio de Janeiro a Niterói e a região leste da Baía de Guanabara data de fins do século XIX, sob o reinado de Dom Pedro II, mas foi apenas em 1968 que o projeto original do metrô esboçou o trajeto conhecido hoje como linha 3. Na época, os ramais de trem já ligavam a Zona Oeste ao Centro da cidade. A Linha 1 do metrô iria da Zona Sul a Jacarepaguá, passando pelo Centro – onde acabou parando. A Linha 2 iria da Zona Norte ao outro lado da Baía de Guanabara, mas a ideia ficou pelo caminho.

Obras chegaram a ser realizadas para a futura implantação da travessia, passando pela atual estação da Carioca – um nível abaixo do que é utilizado hoje -, mas lá se vão mais de quatro décadas de abandono.

O último desenho da linha 3 é de 2015 e classifica o projeto como a maior integração intermodal do Brasil. Planejada para ligar o Centro do Rio a Niterói, o metrô seguiria por um túnel a ser escavado por baixo da Baía de Guanabara. Do outro lado da Baía, a linha do metrô seguiria a antiga linha de trem, passando por Alcântara e chegando na Estação Guaxindiba.

Um estudo de viabilidade vai apontar se a futura Linha 3 será subterrânea, de superfície ou até mesmo se haverá alguma travessia férrea sob a Baía de Guanabara.