Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Governo do RJ abre inscrições para contratar policiais militares inativos
Estado
Governo do RJ abre inscrições para contratar policiais militares inativos
Preta Gil será homenageada com estátua ao lado de Gilberto Gil em Copacabana
Famosos
Preta Gil será homenageada com estátua ao lado de Gilberto Gil em Copacabana
Fechamento de varandas com vidro não gera cobrança de mais-valia, decide TJRJ
Rio de Janeiro
Fechamento de varandas com vidro não gera cobrança de mais-valia, decide TJRJ
Cinco cidades do RJ têm ações judiciais que podem gerar eleições suplementares
Política
Cinco cidades do RJ têm ações judiciais que podem gerar eleições suplementares
Ato em Copacabana tem manifestação pró-Bolsonaro, ataques ao STF e bandeiras dos EUA
Rio de Janeiro
Ato em Copacabana tem manifestação pró-Bolsonaro, ataques ao STF e bandeiras dos EUA
Unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde percorrem municípios em setembro
Estado
Unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde percorrem municípios em setembro
Morre Dunshee de Abranches, ex-presidente do Flamengo
Flamengo
Morre Dunshee de Abranches, ex-presidente do Flamengo

Governo do Estado anuncia chamamento público para a Linha 3 do metrô

Siga-nos no

Desenho simula eventual itinerário da Linha 3 - Foto: Divulgação

O Governo do Rio deve lançar na semana que vem um chamamento público para fazer a modelagem da licitação para a Linha 3 do metrô, que deve ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo estadual de Transportes, Washington Reis.

O sonho de um modal de transporte ferroviário que liga o Rio de Janeiro a Niterói e a região leste da Baía de Guanabara data de fins do século XIX, sob o reinado de Dom Pedro II, mas foi apenas em 1968 que o projeto original do metrô esboçou o trajeto conhecido hoje como linha 3. Na época, os ramais de trem já ligavam a Zona Oeste ao Centro da cidade. A Linha 1 do metrô iria da Zona Sul a Jacarepaguá, passando pelo Centro – onde acabou parando. A Linha 2 iria da Zona Norte ao outro lado da Baía de Guanabara, mas a ideia ficou pelo caminho.

Obras chegaram a ser realizadas para a futura implantação da travessia, passando pela atual estação da Carioca – um nível abaixo do que é utilizado hoje -, mas lá se vão mais de quatro décadas de abandono.

O último desenho da linha 3 é de 2015 e classifica o projeto como a maior integração intermodal do Brasil. Planejada para ligar o Centro do Rio a Niterói, o metrô seguiria por um túnel a ser escavado por baixo da Baía de Guanabara. Do outro lado da Baía, a linha do metrô seguiria a antiga linha de trem, passando por Alcântara e chegando na Estação Guaxindiba.

Um estudo de viabilidade vai apontar se a futura Linha 3 será subterrânea, de superfície ou até mesmo se haverá alguma travessia férrea sob a Baía de Guanabara.