Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Multa contra rede X coloca UE e EUA em nova rota de colisão
Mundo
Multa contra rede X coloca UE e EUA em nova rota de colisão
Câmaras Temáticas orientam políticas públicas regionais na 14ª edição do Cosud
Estado
Câmaras Temáticas orientam políticas públicas regionais na 14ª edição do Cosud
CNU 2025: prova discursiva é neste domingo
Brasil
CNU 2025: prova discursiva é neste domingo
Michelle é a favorita de eleitores para apoio de Bolsonaro, diz Datafolha
Política
Michelle é a favorita de eleitores para apoio de Bolsonaro, diz Datafolha
Trem do Samba leva multidão aos trilhos e às ruas de Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro
Trem do Samba leva multidão aos trilhos e às ruas de Oswaldo Cruz
No Rio e em cidades do Brasil, mulheres vão às ruas contra feminicídios
Destaque
No Rio e em cidades do Brasil, mulheres vão às ruas contra feminicídios
Tradicional Árvore da Lagoa volta a iluminar o Natal no Rio
Rio de Janeiro
Tradicional Árvore da Lagoa volta a iluminar o Natal no Rio

Governo do Estado aprova modelagem de concessão da Ferrovia Vitória-Rio

Siga-nos no

Foto: Divulgação

O Governo do Estado aprovou a modelagem de concessão da EF-118, a ferrovia Vitória-Rio, que formará o Anel Ferroviário do Sudeste. A proposta foi discutida, junto à Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) e entidades empresariais fluminenses. A licitação do primeiro trecho da ferrovia, entre São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES), deverá ser realizada no final de 2025, segundo previsão do Ministério dos Transportes.

A EF-118 terá, ao todo, 495 km e conectará a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), no Espírito Santo, à malha ferroviária da MRS, no Rio de Janeiro. Terá um papel de integração entre as capitais, polos industriais e portos da Região Sudeste. Vai expandir a capacidade portuária, aliviando gargalos, especialmente para o agronegócio e a mineração, facilitando o fluxo de matérias-primas e produtos entre indústrias do Sudeste. Criará um importante corredor logístico para o mercado interno e comércio exterior e será alternativa o escoamento de cargas, acompanhando o crescimento da demanda.

A ferrovia trará impacto direto no desenvolvimento de 24 municípios, sendo que 13 já serão beneficiados na fase inicial da implantação. O Anel Ferroviário do Nordeste contribuirá para o fortalecimento das exportações brasileiras. Além disso, representa investimento em atividade que contribui para a redução das emissões de CO2, alinhada com as políticas ambientais do Estado.