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Governo do Estado atende mais de 3,2 mil pessoas em mutirão de serviços na Quinta da Boa Vista

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Foto: Paulo Fernandes

O governo do Estado do Rio realizou, neste 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, um mutirão de serviços na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, para atender a população fluminense com oportunidades de emprego e acesso à documentação básica. Durante o evento, foram realizados 3.219 atendimentos, inteiramente gratuitos. Entre os serviços disponíveis, destacaram-se o balcão de empregos, oportunidades de cursos de capacitação, emissão de documentos como identidade, habilitação para casamento e carteira de trabalho digital, isenção para certidões, distribuição de livros e palestras de conscientização.

Também foi oferecido atendimento jurídico na área de família, além de serviços de beleza e bem-estar. A iniciativa faz parte do Programa “RJ Para Todos” da Secretaria Estadual de Governo, e contou com a parceria das Secretarias de Trabalho e Renda, do Desenvolvimento Social, de Cultura e Economia Criativa, e da Mulher, além de órgãos, instituições e empresas como a Cedae, Detran, Fundação Leão XIII, Procon, Defensoria Pública, PEP INSS, Firjan, Supervia e Superintendência Regional do Trabalho.

 

Ações e serviços oferecidos à população

A Secretaria de Trabalho e Renda levou sua Carreta do Trabalhador à Quinta da Boa Vista, onde ofereceu vagas de empregos formais, orientação sobre carteira de trabalho digital e acesso ao seguro-desemprego. Durante toda a manhã, foram atendidas cerca de 320 pessoas nos diferentes serviços, sendo que 150 já deixaram o local com suas cartas de encaminhamento a emprego e agendamento de entrevistas para a efetivação da contratação.

O Detran-RJ esteve presente na ação com cinco pontos de atendimento, oferecendo aos cidadãos a possibilidade de emissão de 1ª e 2ª vias do RG e agendamentos para o mesmo fim. Ao todo, 111 pessoas saíram com encaminhamentos para viabilizar seus novos dados e seguirem as suas vidas com tudo renovado.

A Secretaria da Mulher, em colaboração com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), realizou 200 atendimentos, orientando sobre empreendedorismo, regularização de MEI e CNPJ, fornecendo também informações sobre a rede de proteção à mulher e diversos serviços gratuitos de autocuidado e beleza.

Também foram oferecidos serviços como corte de cabelo, esmaltação de unhas, e confecção de tranças, além de uma mobilização especial com a campanha “NÃO É NÃO! Respeite a decisão”, para promover a segurança das mulheres em grandes eventos.

Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos distribuiu 1.000 unidades de café da manhã, por meio do programa Café do Trabalhador, e atendeu 52 mulheres em condição de vulnerabilidade, por meio do programa Empoderadas.

A Cedae Saúde, caixa de assistência dos funcionários da companhia, trouxe um motorhome e uma ambulância, com equipe interdisciplinar formada por nove profissionais, incluindo médico, nutricionista e equipe de enfermagem. No local, 475 pessoas receberam massagem shiatsu, atendimento e apoio à saúde preventiva, com teste de pressão arterial e dosagem de glicose, verificação de sinais vitais e atendimento básico de saúde.