No mês de agosto, o Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, levará o Mamógrafo Móvel para as cidades de Teresópolis, São Pedro d”Aldeia e Barra Mansa. O objetivo é acelerar o diagnóstico de doenças como o câncer de mama, em que o tempo é primordial para o sucesso do tratamento. Já o Tomógrafo Móvel estará nos municípios de Sumidouro e Mangaratiba.
Este ano já foram realizadas 15 mil mamografias e ultrassonografias pelas carretas que percorreram 23 cidades.
O Mamógrafo Móvel oferece ultrassonografia de tireoide, de tireoide com doppler, mamária, pélvica, transvaginal e transvaginal com doppler, e pode realizar 150 exames por dia. Já o Tomógrafo Móvel tem capacidade para 100 exames diários, todos sem contraste.
“A saúde da mulher é uma grande prioridade da nossa gestão, por isso estamos trabalhando para ampliar ainda mais o diagnóstico, uma frente importante no combate ao câncer de mama. As parcerias com os municípios têm mostrado ótimos resultados para ampliar o acesso à mamografia”, explica a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
O Mamógrafo Móvel estará em Teresópolis entre 04/08 a 09/08, em São Pedro d”Aldeia entre 18/8 a 23/08, e em Barra Mansa entre 25/8 a 30/08. Já o Tomógrafo Móvel estará em Sumidouro até o próximo sábado (09/08), e em Mangaratiba entre 12/08 a 16/08.
O contato e o agendamento dos pacientes é feito pelas secretárias municipal de Saúde e, para os atendimentos, deverão levar a xerox do RG, cartão do SUS, comprovante de residência e pedido médico original. Os resultados dos exames realizados podem ser acessados através do site da Saúde (https://www.rj.gov.br/saude/