Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
André Mendonça assume relatoria do caso Banco Master no STF após saída de Toffoli
Brasil
André Mendonça assume relatoria do caso Banco Master no STF após saída de Toffoli
Rio descarta renovar com a Naturgy e abrirá nova licitação para o gás canalizado
Estado
Rio descarta renovar com a Naturgy e abrirá nova licitação para o gás canalizado
Camarote oferece experiência imersiva em enredo da Portela de 2026
Carnaval
Camarote oferece experiência imersiva em enredo da Portela de 2026
Toffoli deixa relatoria do caso Banco Master no STF
Brasil
Toffoli deixa relatoria do caso Banco Master no STF
RioLuz realiza operação de iluminação do Carnaval em toda a cidade
Rio de Janeiro
RioLuz realiza operação de iluminação do Carnaval em toda a cidade
Camarote Arpoador amplia experiências e reúne grandes marcas no Carnaval 2026
Carnaval
Camarote Arpoador amplia experiências e reúne grandes marcas no Carnaval 2026
Rio opta por nova licitação do gás e não renova contrato com a Naturgy
Estado
Rio opta por nova licitação do gás e não renova contrato com a Naturgy

Governo do Estado reforça ações emergenciais após chuvas intensas em 30 municípios

Encontro do Comitê de chuvas mobilizou secretarias estaduais e órgãos técnicos para discutir a redução dos impactos provocados pelas chuvas intensas

Siga-nos no

Reprodução

O Comitê de Chuvas do Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta segunda-feira (09/02), uma reunião de avaliação e alinhamento das ações emergenciais na sede da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Centro da capital fluminense. O encontro reuniu representantes das secretarias das Cidades, Obras, Planejamento, Defesa Civil e Desenvolvimento Social.

Desde o dia 5 de janeiro, o Governo do Estado já mobilizou equipes técnicas e maquinários para 30 municípios, com foco na redução dos impactos provocados pelas chuvas intensas registradas em diferentes regiões. Durante a reunião, foi destacado que alguns municípios registraram, em apenas uma semana, acumulados superiores a 800 milímetros de chuva, evidenciando a severidade.

Em Duque de Caxias, onde os acumulados de chuva chegaram a 301,6 mm desde o dia 1/2, o Inea mantém duas frentes de trabalho em operação e prepara a instalação de outras duas frentes adicionais no Valão da 7 e no Canal da Marilândia. As equipes da Secretaria de Obras também irão reforçar as ações no município, ampliando a capacidade de resposta às ocorrências.

Seis municípios decretaram estado de atenção à emergência; cinco deles já recebem atendimento direto do Governo do Estado no município, e todos contam com atuação permanente da Defesa Civil e da assistência social. Desde o dia 1 de fevereiro, os municípios com os maiores acumulados de chuva são Magé (834,4 mm), São Gonçalo (787,6 mm), Petrópolis (670,2 mm), Barra do Piraí (463,8) e Teresópolis (436).

Monitoramento em tempo real

Por meio do sistema Alerta de Cheias, o Inea informa as autoridades e população sobre a possibilidade de chuvas intensas e inundações graduais (cheias) que possam causar perdas humanas e materiais.

O sistema conta com uma rede de estações telemétricas e de radares meteorológicos que enviam, em tempo real, dados de chuva e do nível dos rios monitorados. Na Sala de Situação do Inea, a quem cabe o monitoramento e o envio de alerta de cheias em apoio às Defesas Civis na prevenção de desastres, meteorologistas e técnicos da área acompanham as condições de tempo e o nível dos rios monitorados 24 horas por dia.

“A agilidade da nossa atuação reflete o trabalho preventivo conduzido pelo governador Cláudio Castro. O Comitê de Chuvas, em trabalho integrado com as equipes técnicas, tem sido fundamental para a proteção da população em todo o estado. Ainda assim, é essencial que a população continue acompanhando os alertas do Inea e da Defesa Civil, já que há previsão de chuvas até sexta-feira”, afirmou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Reforço das ações

Técnicos e maquinários permanecem mobilizados em municípios do interior e da Região Metropolitana, com frentes de trabalho voltadas à desobstrução de canais e limpeza de corpos hídricos. Nesta segunda-feira (09/02), novas frentes foram mobilizadas em Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Mendes e Belford Roxo. O Inea enviou para Duque de Caxias uma escavadeira de 17 toneladas, três escavadeiras long reach e oito caminhões.

Em Nova Iguaçu, os serviços ocorrem no canal da Rua Bento Barbosa e no canal da Rua General Estoril, com atuação de dois caminhões, uma retroescavadeira, duas escavadeiras de 17 toneladas, além de outros quatro caminhões e um caminhão pipa à disposição das equipes. Em Belford Roxo, as equipes atuam no Rio Botas, na região de Heliópolis, com uma escavadeira long reach e dois caminhões. Já Mendes, no Sul Fluminense, recebeu um caminhão-pipa e uma retroescavadeira para apoio.

Desde o início das ações emergenciais, o Inea vem promovendo atendimento contínuo a municípios do norte ao sul do estado. Com as novas mobilizações, o instituto chega a um total de 85 maquinários em operação, reforçando a capacidade de resposta do Governo do Estado diante dos eventos climáticos extremos.

Entrega de insumos

Até o momento, seis cidades solicitaram assistência e doação de insumos: Rio Claro, Paty de Alferes, Itaperuna, São Sebastião do Alto, Cantagalo e Porciúncula. Mais de 5.000 insumos foram disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, entre janeiro e fevereiro, e entregues aos municípios com o apoio logístico da Defesa Civil.

Nesta segunda-feira (09/02), 600 insumos foram entregues a Porciúncula, totalizando 430 colchonetes, 60 cobertores e 100 kits de limpeza.