O Governo do Estado do Rio de Janeiro mantém atuação integrada para apoiar municípios atingidos pelas fortes chuvas. Durante a madrugada desta sexta-feira (06/02), a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ) registrou 11 ocorrências em diferentes regiões do estado. Em São Gonçalo, os agentes resgataram uma pessoa após um desabamento. A vítima foi encaminhada ao Hospital Estadual Azevedo Lima.
O monitoramento do Cemaden-RJ aponta acumulados expressivos de chuva nas últimas 24 horas (até 06h30), com destaque para Rio de Janeiro (138,6 mm), Porciúncula (131,8 mm), Duas Barras (110,5 mm), Itaperuna (98,2 mm) e Nova Friburgo (88,2 mm).
A Defesa Civil Estadual mantém atenção reforçada para o risco hidrológico muito alto em Porciúncula, alto em Itaperuna e Natividade, e moderado em áreas como Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, Serrana, Noroeste e Capital, com possibilidade de avanço do risco para outras regiões.
Também permanecem condições de risco alto de deslizamento para Duas Barras, Itaperuna, Natividade e Porciúncula, e risco moderado para municípios como Rio de Janeiro, Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, Duque de Caxias, Magé e Nova Iguaçu, entre outros. Em caso de mudança no cenário, novos alertas podem ser emitidos pelas equipes de monitoramento do Cemaden-RJ.
Gabinetes de crise e apoio aos municípios
Gabinetes de crise descentralizados foram ativados em Itaperuna e São Sebastião do Alto – com decreto de emergência – e em Cantagalo.
A SEDEC-RJ presta apoio técnico e operacional, por meio das Regionais de Defesa Civil (REDECs), a municípios como Itaperuna, São Sebastião do Alto, Cantagalo, Piraí, Sumidouro e Paty de Alferes. Em Itaperuna, também foi realizada entrega de ajuda humanitária. O Grupo de Resposta a Desastres com Ações Coordenadas (GRAC) atua com envio de maquinário pesado para Cantagalo, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Paty de Alferes.
Inea intensifica frentes emergenciais
O Inea atua, desde a última terça-feira (03/02), com frentes de serviços emergenciais para reduzir os impactos das chuvas. Até o momento, técnicos e maquinários estão mobilizados atendendo Paty de Alferes, Miguel Pereira, Itaguaí, Pinheiral e Vassouras.
Monitoramento e alertas
O Estado mantém monitoramento contínuo e prontidão operacional. Segundo o panorama meteorológico, o risco hidrológico permanece muito alto em Magé e alto em municípios como Nova Iguaçu e Duas Barras, assim como o risco de deslizamentos nessas regiões.
O Inea acompanha as condições de tempo e o nível dos rios monitorados 24 horas por dia e apoia a prevenção de desastres por meio do sistema Alerta de Cheias, que reúne rede de estações telemétricas e radares meteorológicos com dados em tempo real.






