As cidades da região Sul Fluminense estão passando por um amplo programa de recapeamento e revitalização urbana, que promete mudar a rotina dos moradores com mais mobilidade, conforto e qualidade de vida.
Ao todo, são mais de 28 quilômetros de vias revitalizadas em Vassouras, Volta Redonda, Valença, Resende e Piraí, contemplando obras de pavimentação, construção de novas calçadas e sinalização viária.
Intervenções em cinco cidades
Em Volta Redonda, os bairros Centro, Aterrado, Barreira Cravo, Retiro, Ponte Alta e Jardim Paraíba somam 5,94 km de obras de recapeamento.
Em Piraí, os serviços se concentram no bairro Ribeirão das Lajes, com 5,4 km de vias sendo recuperadas.
O município de Valença recebeu 4,53 km de revitalização no bairro Parque Pentagna.
Já em Vassouras, os trabalhos acontecem em 10 ruas, nos bairros Grecco, Santa Amália, Madruga e Barreiro, além do distrito de Andrade Pinto, totalizando 4 km de extensão e beneficiando mais de 33 mil pessoas.
Em Resende, são mais de 7 km de recapeamento em andamento.
Desenvolvimento regional e qualidade de vida
Segundo a Secretaria das Cidades, o programa busca facilitar o deslocamento de moradores e visitantes, especialmente em municípios com relevância econômica e turística. As obras seguem padrões modernos de engenharia e priorizam a segurança viária e a acessibilidade.
O secretário Douglas Ruas destacou o caráter humano e prático das intervenções:
“O projeto de recapeamento de importantes vias da região fluminense beneficia os moradores, melhorando seus deslocamentos, gerando uma rotina mais célere que os ajude a produzir mais e a passar mais tempo com sua família. É desta forma que trabalhamos, sob a liderança do governador Cláudio Castro: cuidando das pessoas em todas as regiões do nosso estado”, afirmou.
Infraestrutura como motor de crescimento
As ações integram o programa de infraestrutura urbana e mobilidade regional coordenado pelo Governo do Estado, com foco em garantir melhores condições de tráfego, valorização imobiliária e estímulo à economia local.
Com as melhorias, a expectativa é reduzir o tempo de deslocamento, aumentar a segurança viária e melhorar o fluxo de veículos e pedestres nos principais eixos urbanos da região.