Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Polícia Civil e PRF apreendem mais de duas toneladas de maconha em Duque de Caxias
Mais Quentes
Polícia Civil e PRF apreendem mais de duas toneladas de maconha em Duque de Caxias
Câmara do Rio avalia homenagem a major da FAB morto em queda de helicóptero em Guaratiba
Rio de Janeiro
Câmara do Rio avalia homenagem a major da FAB morto em queda de helicóptero em Guaratiba
WhatsApp testa perfis com duas fotos e amplia opções de personalização
Geral
WhatsApp testa perfis com duas fotos e amplia opções de personalização
Trump descarta uso da força sobre a Groenlândia, mas pressiona por negociação imediata
Mundo
Trump descarta uso da força sobre a Groenlândia, mas pressiona por negociação imediata
Anac quer limitar responsabilização de áreas em casos de atraso e cancelamento de voos
Destaque
Anac quer limitar responsabilização de áreas em casos de atraso e cancelamento de voos
Espetáculo infantil discute saúde mental e sustentabilidade na Zona Sul do Rio
Cultura
Espetáculo infantil discute saúde mental e sustentabilidade na Zona Sul do Rio
Maracanã lidera ranking de estádios mais “intimidadores” do Brasil em 2026, diz estudo
Esportes
Maracanã lidera ranking de estádios mais “intimidadores” do Brasil em 2026, diz estudo

Governo do RJ envia maquinário a cidades afetadas pelas chuvas

Força-tarefa estadual atua na desobstrução de vias e canais e mantém monitoramento em todo o estado

Siga-nos no

Reprodução

Em uma força-tarefa para prevenção e mitigação de danos provocados pelas chuvas, o Governo do Estado enviou, nesta terça-feira (20.01), maquinários a municípios afetados pelo alto volume de água, como Duque de Caxias e Itaguaí. Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) atuam com retroescavadeiras,  caminhões e outros equipamentos para desobstrução de canais e vias nas localidades. O trabalho faz parte da atuação integrada do Comitê Permanente de Chuvas, que monitora as condições meteorológicas em todo o território fluminense e agiliza respostas às regiões impactadas.


— Enviamos maquinários para os municípios afetados pelas chuvas e seguimos monitorando a situação em todo o Estado do Rio. Nossas equipes, que atuam de forma integrada por meio do Comitê Permanente de Chuvas, estão preparadas para atuar de forma ágil e evitar danos aos municípios — declarou o governador Cláudio Castro.

Em Duque de Caxias, o Inea atua nos canais de São Bento/São Elias e Farias. Além disso, técnicos monitoram o funcionamento das cinco bombas do Pôlder do Outeiro, responsáveis pelo rápido escoamento do acumulado de água em uma área potencialmente crítica. As estruturas, em funcionamento desde a noite de ontem (19.01), passaram recentemente por uma revitalização e modernização que garantiu o bom funcionamento e a diminuição de impactos negativos na cidade.

Já em Itaguaí, o Inea atua no Canal da Mangueira e na desobstrução de trecho sob a BR-101. Dentre o maquinário mobilizado para os municípios estão duas retroescavadeiras, quatro escavadeiras e 12 caminhões. A SEIOP enviou ao município 15 maquinários: oito retroescavadeiras, quatro caminhões, dois caminhões-pipa e um caminhão vácuo, que é equipado com mangueiras de alta pressão e tubos de sucção para fazer a limpeza e retirada de detritos e entulhos deixados nas ruas pelas chuvas.

– Por meio do Comitê de Chuvas, do nosso Alerta de Cheias e técnicos especializados, estamos dando respostas rápidas e eficazes às áreas mais críticas no momento. Estamos priorizando as ações emergenciais e apoiando os municípios que necessitem de intervenções – explicou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Técnicos da SEIOP estiveram reunidos com representantes da prefeitura de Itaguaí e da Defesa Civil para definir as ações de apoio. O secretário da pasta, Uruan Andrade, monitora desde ontem os efeitos das chuvas no estado e determinou ações imediatas para ajudar os locais que precisam de apoio.

– Estamos acompanhando desde a tarde desta segunda-feira o volume de chuva no estado. Os técnicos da secretaria se reuniram com a Defesa Civil e a Prefeitura de Itaguaí para definir as ações para desobstrução e limpeza das áreas mais críticas. Seguimos atentos para atuar imediatamente para que a população tenha sua rotina normalizada o mais rápido possível – destacou o secretário Uruan Andrade.

A Secretaria de Estado das Cidades também foi acionada pela Prefeitura de Itaguaí e segue monitorando de forma permanente a situação das chuvas em todo o estado, mantendo maquinário e equipes de fiscalização, engenharia e gestão de impacto social, em prontidão para eventual acionamento pelos municípios em decorrência de ocorrências climáticas.

Corpo de Bombeiros

Até as 16h desta terça-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu a 69 ocorrências relacionadas às chuvas. A maioria relativa a cortes de árvores e acidentes de trânsito. Das 69, 29 ocorreram na capital fluminense.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanha, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.

A frente fria e o transporte de umidade do oceano continuam atuando e manterão o tempo instável, com chuva fraca a moderada, destacam-se Norte e Noroeste. Até o período da noite, podem ocorrer rajadas na Região Serrana e litoral do estado.

Neste momento, continua o risco hidrológico muito alto em Duque de Caxias e Itaguaí, e alto em Angra dos Reis, Belford Roxo, Mangaratiba, Nova Iguaçu e Petrópolis. O risco de deslizamento continua alto em Angra dos Reis, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí e Petrópolis.

Monitoramento em tempo real

Por meio do sistema Alerta de Cheias, o Inea informa as autoridades e população sobre a possibilidade de chuvas intensas e inundações graduais (cheias) que possam causar perdas humanas e materiais.

O sistema conta com uma rede de estações telemétricas e de radares meteorológicos que enviam, em tempo real, dados de chuva e do nível dos rios monitorados. Na Sala de Situação do Inea, meteorologistas e técnicos da área acompanham as condições de tempo e o nível dos rios monitorados 24 horas por dia.