O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, publicou nesta quinta-feira (13/11) uma foto ao lado do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, após encontro em Washington. Na publicação, ele afirmou ter discutido “assuntos de importância mútua” e destacou a construção de um “quadro de reciprocidade” para a relação comercial entre os dois países.
A reunião ocorre em meio às negociações para reduzir as tarifas de 50% impostas pelo governo Donald Trump a produtos brasileiros. Segundo Mauro Vieira, o Brasil apresentou aos EUA uma “proposta geral” para tratar do tarifaço.
O chanceler afirmou que, agora, cabe a Washington responder.
“Temos que esperar que eles reajam”, disse Vieira após o encontro. De acordo com o chanceler, Rubio garantiu que o tema está sendo analisado “com toda atenção” e que a resposta deve sair “amanhã ou na próxima semana”.
O documento foi enviado na última terça-feira, dia 4 de novembro, ao United States Trade Representative (USTR), órgão responsável pelas políticas de comércio exterior dos EUA.
O ministro não detalhou o conteúdo da proposta apresentada, e afirmou que pontos específicos — como a taxação sobre o café — não chegaram a ser discutidos.
Com o novo avanço das negociações, o Itamaraty e o Departamento de Estado trabalham para fechar, primeiro, um acordo provisório que funcione como um “mapa do caminho” para um entendimento mais amplo.
Segundo o ministro, há demonstrações claras de interesse do governo americano — inclusive do próprio Trump — em encontrar uma solução rápida. Rubio, afirmou Vieira, transmitiu uma mensagem de Trump reforçando o desejo de manter uma relação estreita com o Brasil.






