O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é avaliado como pior do que o do ex-presidente Jair Bolsonaro por 39% dos brasileiros, segundo pesquisa do instituto PoderData divulgada neste domingo. O levantamento revela um cenário de forte divisão na opinião pública ao comparar as duas administrações.
De acordo com os dados, 38% dos entrevistados consideram o governo Lula melhor do que o de Bolsonaro, enquanto 22% avaliam que as duas gestões são iguais. Outros 1% disseram não saber ou preferiram não responder.
A diferença entre os percentuais dos que veem o atual governo de forma negativa e positiva está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais, o que configura um empate técnico entre as avaliações.
Em relação à rodada anterior, realizada em setembro, houve leve aumento de um ponto percentual no grupo que considera o governo Lula pior do que o de Bolsonaro. Já o percentual dos que avaliam a gestão atual como melhor permaneceu estável no período.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 13 e 15 de dezembro, com nível de confiança de 95%. A pergunta feita aos entrevistados foi se, até o momento, o governo Lula está melhor ou pior do que o governo Bolsonaro.
O resultado reforça o cenário de polarização política no país e indica que a avaliação do Executivo segue marcada por percepções equilibradas e divergentes entre os brasileiros.






