Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Segurança na Saúde: UPAs Estaduais do Rio Ganham Reforço do “Botão do Pânico”
Estado
Segurança na Saúde: UPAs Estaduais do Rio Ganham Reforço do “Botão do Pânico”
Neymar indica que 2026 será sua última Copa do Mundo
Esportes
Neymar indica que 2026 será sua última Copa do Mundo
DER-RJ reforça segurança viária na RJ-106 para reduzir acidentes e preservar vidas
Estado
DER-RJ reforça segurança viária na RJ-106 para reduzir acidentes e preservar vidas
Turista pula em queda d’água nas Cataratas do Iguaçu para recuperar celular
Brasil
Turista pula em queda d’água nas Cataratas do Iguaçu para recuperar celular
MPRJ recorre de perdão judicial a Monique Medeiros
Destaque
MPRJ recorre de perdão judicial a Monique Medeiros
Corpo de mulher assassinada pelo ex-marido na frente da filha é sepultado em Duque de Caxias
Estado
Corpo de mulher assassinada pelo ex-marido na frente da filha é sepultado em Duque de Caxias
Azul Encolhe Frota no Ar para Proteger o Caixa
Economia
Azul Encolhe Frota no Ar para Proteger o Caixa
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Governo Federal reduz anúncios na internet para ampliar utilização de mídias tradicionais

Siga-nos no

Foto: Lula e Bolsonaro no debate da Globo / Reprodução

O presidente Lula (PT) tem priorizado a televisão na veiculação da propaganda oficial do governo federal, com a destinação nos seis primeiros meses de sua gestão de 73% da verba para esse formato de comunicação. Ao mesmo tempo, tem reduzido significativa o volume de anúncios em meios que circulam suas informações pela internet.

Na administração de Jair Bolsonaro (PL), as TVs ficaram com 47% do total, de 2019 a 2022, mostram dados da publicidade da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e dos ministérios.

Mas o grupo Globo voltou a ter protagonismo e liderar com folga o ranking de pagamentos da publicidade estatal sob o governo Lula.

Pelos dados da Secom, emissoras de TV e rádio da Globo receberam R$ 54,4 milhões para veicular a propaganda oficial do governo em 2023, ante R$ 13 milhões da Record, R$ 11 milhões do SBT, R$ 5 milhões da Band e R$ 1 milhão para RedeTV! e EBC, cada uma.

Do valor direcionado ao grupo Globo, praticamente toda a verba é para veiculações na TV. Além disso, o site Globo.com recebeu R$ 394,5 mil, e emissoras da rádio CBN foram destinatárias de cerca de R$ 345 mil.

O aumento da canalização da verba para TVs levou ao encolhimento do valor direcionado para propaganda na mídia estrangeira, na internet e no rádio.

Nos quatro anos de Bolsonaro, mídia estrangeira ficou com 21% da fatia da publicidade, internet com 18% e rádio, 12%. Já sob Lula esses percentuais caíram para 10%, 8% e 7%, respectivamente.

No ranking das 15 empresas que mais verbas de publicidade receberam sob Bolsonaro, estão as big techs Meta (Instagram e Facebook), Google e Twitter.

Sob Lula, Meta (com R$ 2,2 milhões nesses seis meses) e Google (R$ 1,2 milhão) permanecem no top 15, e entram TikTok (R$ 1,4 milhão) e Kwai (R$ 600 mil).