Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Criminosos queimam barricadas e bloqueiam a Avenida Ayrton Senna
Mais Quentes
Criminosos queimam barricadas e bloqueiam a Avenida Ayrton Senna
Brasil envia terceiro avião com hospital de campanha e insumos para vítimas de terremotos
Brasil
Brasil envia terceiro avião com hospital de campanha e insumos para vítimas de terremotos
Conar suspende propagandas de apostas na CazéTV durante a Copa do Mundo
Brasil
Conar suspende propagandas de apostas na CazéTV durante a Copa do Mundo
Detran-RJ reduz horário de atendimento na segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil
Estado
Detran-RJ reduz horário de atendimento na segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil
MP denuncia PMs por morte de menino no Complexo do Alemão
Rio de Janeiro
MP denuncia PMs por morte de menino no Complexo do Alemão
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Estado
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
Rio de Janeiro
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Governo suspende milhões de multas em pedágios eletrônicos e amplia prazo para pagamento

Motoristas terão até 200 dias para quitar tarifas atrasadas sem penalidades; medida cria período de adaptação ao sistema “free flow”

Siga-nos no

Foto: Reprodução

O Ministério dos Transportes anunciou, nesta terça-feira (28/04), a suspensão de cerca de 3,4 milhões de multas aplicadas em rodovias que utilizam o sistema de pedágio eletrônico conhecido como free flow. A decisão também estabelece um prazo de até 200 dias para que motoristas regularizem tarifas em atraso sem sofrer novas penalidades.

Durante esse período de transição, a aplicação de novas multas por evasão de pedágio ficará interrompida. Na prática, os usuários terão até o dia 16 de novembro para quitar os débitos pendentes. Quem fizer o pagamento dentro desse prazo poderá, inclusive, recuperar pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A partir de 17 de novembro, no entanto, os motoristas que ainda estiverem com pendências voltarão a ser penalizados, tendo que pagar tanto o valor do pedágio quanto a multa por atraso.

Segundo o governo federal, a medida tem como objetivo facilitar a adaptação ao modelo eletrônico e garantir tempo suficiente para a integração dos sistemas de cobrança. As concessionárias terão até 100 dias, após deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para concluir os ajustes necessários e permitir que os débitos sejam acessados pela Carteira Digital de Trânsito.

Nos casos em que o motorista já tenha pago a multa, será possível solicitar o ressarcimento junto ao órgão responsável pela autuação, desde que o pedágio correspondente seja quitado dentro do prazo estabelecido. A estimativa do governo é que os valores a serem devolvidos cheguem a cerca de R$ 93 milhões.

De acordo com o ministro dos Transportes, George Santoro, uma resolução oficial com as novas regras deve ser publicada nesta quarta-feira (29), quando as multas já deverão aparecer como suspensas no sistema nacional.

O modelo free flow dispensa cancelas e permite a cobrança automática por meio de pórticos equipados com sensores, câmeras e leitores de TAG. Com o dispositivo eletrônico, o valor é debitado automaticamente; sem ele, o pagamento deve ser feito pelos canais disponibilizados pela concessionária. O não pagamento no prazo é considerado infração por evasão de pedágio.