A Câmara Municipal do Rio aprovou nesta quinta-feira (6) o projeto de lei que inclui a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha no Guia Oficial e no Roteiro Turístico e Cultural do Município. A proposta, de autoria dos vereadores Diego Faro, Rocal e Vera Lins, foi aprovada em segunda discussão e segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.
Com mais de 380 anos de história, a Igreja da Penha é um dos principais cartões-postais da Zona Norte carioca. O acesso ao santuário pode ser feito pela tradicional escadaria, com quase 400 degraus, ou pelo bondinho, ambos oferecendo uma vista privilegiada da cidade.
Localizada a cerca de 110 metros de altura, a basílica permite ao visitante avistar o Cristo Redentor, a Baía de Guanabara e até parte de Teresópolis. O espaço é um dos pontos religiosos mais visitados do Rio, atraindo turistas e fiéis durante todo o ano.
Em outubro, o local recebe milhares de pessoas para as celebrações em homenagem à padroeira, reafirmando sua importância como patrimônio cultural e de fé para os cariocas.






