Um incêndio florestal em uma área montanhosa ao norte de Los Angeles obrigou a evacuação de moradores em dois condados, após destruir quase 2 mil hectares, informaram as autoridades nesta sexta-feira.
Pelo menos dez zonas dos condados de Los Angeles e Ventura estão sob ordens de evacuação, com cerca de 2.700 residentes já deslocados até as 3h da madrugada (horário de Brasília), segundo Andrew Dowd, porta-voz do Departamento de Bombeiros do Condado de Ventura. Mais de 400 bombeiros foram mobilizados para conter as chamas.
O incêndio ocorre enquanto equipes de emergência também enfrentam outro foco florestal — o maior do ano até agora na Califórnia — que já dura oito dias e consumiu mais de 44 mil hectares no Parque Nacional Los Padres, ameaçando centenas de residências.
A supervisora do condado de Los Angeles, Kathryn Barger, que representa a área afetada, pediu que os moradores sigam todas as orientações de evacuação.
No início desta semana, a seguradora suíça Swiss Re, com sede em Zurique, informou que desastres naturais causaram perdas econômicas globais de US$ 135 bilhões apenas na primeira metade de 2025 — impulsionadas, em parte, pelos incêndios florestais na região de Los Angeles.