O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até sexta-feira (7) o prazo de inscrição para professores de cursos de medicina interessados em participar da elaboração e revisão de questões do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES). O processo integra o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres).
As vagas são voltadas à produção de itens para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) e para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A seleção inclui reserva de cotas: 20% para pretos, pardos e quilombolas, 3% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência, mediante autodeclaração e comprovação documental.
Podem se inscrever docentes com diploma de medicina e título de especialização lato sensu ou stricto sensu em áreas como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, saúde coletiva ou saúde mental. Também é necessário comprovar vínculo com instituição de ensino superior e não ser servidor do MEC, Inep ou órgãos vinculados.
As inscrições devem ser feitas pelo Sistema BNI, com envio de documentos como diploma, declaração de docência e termo de compromisso e sigilo. As atividades serão remuneradas por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE), com valores de R$ 500 por item elaborado e R$ 300 por item revisado.
De acordo com o edital, o resultado preliminar da análise documental será divulgado em 11 de novembro. Já a convocação para a capacitação dos selecionados está prevista para o dia 14 do mesmo mês.






