A primeira onda de frio de julho deve atingir o estado do Rio de Janeiro com força nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta segunda-feira (30/06) dois alertas de “perigo potencial” válidos até terça-feira (1º de julho), que indicam chuvas intensas, ventos fortes e queda acentuada nas temperaturas, fatores que podem impactar a rotina dos cariocas.
O fenômeno vai atingir a Região Metropolitana do Rio de Janeiro — incluindo a capital e cidades como Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti — além do Vale do Paraíba, Baixada Fluminense, sul fluminense e Costa Verde.
Segundo o INMET, as chuvas podem apresentar precipitação entre 20 e 30 mm por hora, com possibilidade de alcançar até 50 mm em um único dia. Os ventos chegam a velocidades de até 60 km/h, elevando o risco de queda de galhos, alagamentos, descargas elétricas e cortes no fornecimento de energia elétrica.
Alerta Rio
De acordo com o Alerta Rio, ao longo do dia, o céu deve ficar cada vez mais encoberto nesta segunda-feira, com previsão de chuviscos e chuva fraca isolada no fim da tarde e noite. A virada no tempo é provocada pela chegada de ventos úmidos, que variam entre fracos e moderados. As temperaturas devem oscilar entre 17°C e 27°C.
Na terça-feira (1º), o tempo segue instável, com céu nublado a encoberto e possibilidade de chuva fraca a qualquer momento. A mínima prevista é de 15°C e a máxima não deve passar dos 27°C. Os ventos continuam moderados.