As interdições no trânsito para os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí começam na próxima quinta-feira (12/02), conforme informou a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio). O esquema especial prevê bloqueios graduais em vias do Centro, principalmente na Avenida Presidente Vargas e no entorno do Sambódromo.
De acordo com a CET-Rio, a partir da meia-noite de quinta para sexta-feira (13), a pista central da Avenida Presidente Vargas, no sentido Praça da Bandeira, será interditada para o agrupamento dos carros alegóricos da Série Ouro.
Na sexta-feira, às 11h, as pistas centrais da via serão fechadas nos dois sentidos para a movimentação dos carros. Às 15h, a pista central no sentido Praça da Bandeira será liberada, mas começam as interdições no entorno da Marquês de Sapucaí.
Ainda na sexta, a partir das 19h30, haverá bloqueio total no entorno do Sambódromo, incluindo a Rua Frei Caneca e a Avenida 31 de Março. A liberação dessas vias está prevista para a manhã de sábado (14), a partir das 8h, com novas interdições ao longo do dia.
No sábado, os bloqueios voltam a ser ampliados a partir das 17h, com fechamento total da região da Sapucaí previsto para as 19h.
Grupo Especial
Durante os desfiles do Grupo Especial, no domingo (15), na segunda-feira (16) e na terça-feira (17), o esquema prevê reabertura parcial das vias entre 7h30 e 19h. No período noturno, das 19h às 7h30 do dia seguinte, o bloqueio será total no entorno do Sambódromo.
Escolas mirins e Sábado das Campeãs
Para os desfiles das escolas mirins, na sexta-feira (20), as interdições começam às 11h, com bloqueios parciais na Avenida Presidente Vargas e na Rua Frei Caneca. Na madrugada de sexta para sábado (21), as pistas centrais da Presidente Vargas serão fechadas nos dois sentidos.
No Sábado das Campeãs, no dia 21, os bloqueios serão ampliados a partir das 15h. O fechamento total da região, incluindo a Rua Frei Caneca e a Avenida 31 de Março, ocorre às 19h, com liberação prevista para a manhã de domingo.
Transporte público
O MetrôRio vai operar 24 horas durante o Carnaval, com funcionamento ininterrupto das 5h de sexta-feira (13) até as 23h59 de quarta-feira (18). As linhas 1, 2 e 4 vão operar normalmente, com ajustes pontuais.
Para acesso ao Sambódromo, a recomendação é utilizar as estações Central do Brasil e Praça Onze. Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, a estação Presidente Vargas ficará fechada, enquanto a estação Cinelândia funcionará das 6h às 20h.
O VLT Carioca vai operar das 5h às 23h. Nos dias 15, 16 e 17, a Linha 3 terá trajeto estendido entre o Aeroporto Santos Dumont e o Terminal Gentileza. As linhas 2 e 4 não vão operar nesses dias por causa de blocos na região da Praça Tiradentes.
A CET-Rio recomenda que o público priorize o uso do transporte público e evite circular de carro na região do Sambódromo durante os dias de desfile.






