Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Inea suspende operações da Refit por fraudes em licenças e risco ambiental no Rio
Estado
Inea suspende operações da Refit por fraudes em licenças e risco ambiental no Rio
Lula pede um minuto de silêncio em homenagem a vítimas de terremoto na Venezuela e envia comitiva de apoio ao país
Brasil
Lula pede um minuto de silêncio em homenagem a vítimas de terremoto na Venezuela e envia comitiva de apoio ao país
Tiroteio termina com três homens mortos no Recreio dos Bandeirantes
Rio de Janeiro
Tiroteio termina com três homens mortos no Recreio dos Bandeirantes
Cemitério Ricardo de Albuquerque recebe cerimônia pelo Dia Internacional de Luta contra a Tortura
Rio de Janeiro
Cemitério Ricardo de Albuquerque recebe cerimônia pelo Dia Internacional de Luta contra a Tortura
Venezuela entra no 3º dia de buscas por desaparecidos após terremoto devastador
Mundo
Venezuela entra no 3º dia de buscas por desaparecidos após terremoto devastador
Governo do Rio inaugura Centro de Radioterapia no Instituto Estadual do Cérebr
Rio de Janeiro
Governo do Rio inaugura Centro de Radioterapia no Instituto Estadual do Cérebr
Metrô do Rio terá reforço especial no funcionamento durante jogo da Seleção
Rio de Janeiro
Metrô do Rio terá reforço especial no funcionamento durante jogo da Seleção
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Itaguaí investe em florestas urbanas para reduzir ilhas de calor na cidade

Cidade inicia projeto de plantio de 8 mil árvores, envolvendo escolas e moradores em mutirões

Siga-nos no

reprodução

Itaguaí começou nesta segunda-feira (22) a implantar o projeto Florestas Urbanas, que visa plantar milhares de árvores para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e tornar a cidade mais verde e habitável. A meta é chegar a 8 mil árvores nos próximos anos, sendo que a primeira etapa de 2025 prevê o plantio de 700 mudas em ruas e avenidas identificadas como áreas críticas das ilhas de calor, onde as altas temperaturas impactam diretamente a população.

Segundo Pedro Henrique Barreto, subsecretário de Meio Ambiente, as árvores devem ser tratadas como parte da infraestrutura urbana. “Elas funcionam como um ar-condicionado natural, reduzem a sensação térmica, melhoram a qualidade do ar e trazem qualidade de vida”, afirmou.

O projeto inclui transplantes de árvores já existentes, a criação do Plano Municipal de Arborização e ações educativas. A iniciativa pretende envolver escolas, associações de moradores e a comunidade em mutirões e oficinas, transformando cada árvore em um símbolo de cuidado coletivo e compromisso com a cidade.

Entre as espécies escolhidas estão nativas da Mata Atlântica, como ipês, jacarandá-mimoso, manacá-da-serra e sibipiruna, selecionadas por sua adaptação ao clima local e contribuição à biodiversidade.