Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Secretaria de esporte lança o projeto Rio: Capital do Futebol Feminino
Rio de Janeiro
Secretaria de esporte lança o projeto Rio: Capital do Futebol Feminino
Onça-parda resgatada pelos Bombeiros em Resende é devolvida à natureza
Sul Fluminense
Onça-parda resgatada pelos Bombeiros em Resende é devolvida à natureza
Castramóvel de Nova Iguaçu inicia atendimento na segunda-feira
Nova Iguaçu
Castramóvel de Nova Iguaçu inicia atendimento na segunda-feira
STF julga nesta semana núcleo 2 da trama golpista este semana
Brasil
STF julga nesta semana núcleo 2 da trama golpista este semana
Violência e censura afetam nove em cada dez professores brasileiros
Brasil
Violência e censura afetam nove em cada dez professores brasileiros
Multa contra rede X coloca UE e EUA em nova rota de colisão
Mundo
Multa contra rede X coloca UE e EUA em nova rota de colisão
Câmaras Temáticas orientam políticas públicas regionais na 14ª edição do Cosud
Estado
Câmaras Temáticas orientam políticas públicas regionais na 14ª edição do Cosud

Jovem com autismo encontra na arte uma forma de expressão em escola de Nova Iguaçu

Estudante da EJA descobre talento no desenho e inspira colegas, professores e funcionários com sua história de superação

Siga-nos no

reprodução

Na Escola Municipal Benedito Laranjeiras, em Prados Verdes, Nova Iguaçu, o estudante Matheus da Costa Siqueira de Andrade, de 18 anos, diagnosticado com autismo nível 1, encontrou nos desenhos uma forma de se comunicar e superar dificuldades. O talento foi percebido logo na primeira aula de artes, quando sua professora se encantou com o resultado da atividade proposta.

Desde então, o jovem tem usado lápis e papel como aliados para se expressar, se integrar à escola e fortalecer a autoconfiança. “Sou tímido, mas com o desenho consigo me expressar melhor e ficar mais tranquilo”, contou Matheus, que cursa a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O professor de artes, Guilherme Ribeiro Reis, destaca o talento do aluno e o define como uma “joia rara”. Segundo ele, Matheus domina proporções, usa cores vivas e traz um estilo próximo ao realismo, mas com uma marca própria, revelando o olhar sensível de um artista em formação.

A história do estudante tem inspirado colegas e professores, reforçando o papel da escola como espaço de acolhimento e descobertas. Matheus sonha em seguir carreira como artista e também como psicólogo. “Desenhar me faz bem e me ajuda a me acalmar. É importante nunca desistir”, afirmou.