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Light encontra ‘gato de luz’ em academia famosa na Tijuca

Houve perda de consumo de 16 MWh por mês, o equivalente a quase R$ 20 mil em contas de energia em dois meses
Foto: Reprodução

Um “gato de luz” foi encontrado pela Light em uma unidade da academia Smart Fit, na Tijuca, Zona Norte do Rio, na tarde de quinta-feira (11). Segundo estimativas da concessionária, a fraude registrou uma perda de consumo de 16 MWh por mês — o equivalente a quase R$ 20 mil em contas de energia em dois meses.

A Smart Fit informou que “corrigiu a falha tão logo foi informada sobre o ocorrido”. E, ainda, que está apurando para entender o que ocasionou o erro — que afirma não ter sido intencional —, para que não se repita.

A Light desfez a irregularidade, e o fornecimento de energia foi normalizado. A ação contou com apoio de policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSS) e perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

A concessionária explica que o prejuízo anual do “gato de luz” é de cerca R$ 800 milhões. Ela afirma atuar diariamente para coibir essa prática.

Para cada 10 pessoas que pagam regularmente contas de energia no Rio de Janeiro, outras seis fazem furtam energia da concessionária Light. A situação equivale a mais de 1/3 dos endereços.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, e causa prejuízos a toda a população.

As ligações clandestinas são contra a lei e perigosas, pois podem ocasionar acidentes e incêndios. Além disso, este tipo de crime causa interrupções no fornecimento de energia, devido à sobrecarga na rede elétrica.

Em locais com furto de energia, os transformadores da Light – configurados e instalados para atender os clientes da companhia naquela área – ficam sobrecarregados com a demanda irregular de energia provocada pelas ligações clandestinas.