Moradores do Leme e de trechos de Copacabana, na Zona Sul do Rio, ainda sem energia desde sábado (03/01), podem procurar atendimento presencial montado pela Light nesta segunda-feira (05/01). A concessionária estruturou um esquema especial para solicitação de serviços e orientações sobre ressarcimento por danos elétricos.
No Leme, uma agência móvel funciona em uma van na Praça Almirante Júlio de Noronha, das 9h30 às 17h. Em Copacabana, o atendimento ocorre na agência comercial da Rua Barata Ribeiro, 96, das 8h às 17h.
O apagão começou no sábado (03/12) e, segundo a Light, foi provocado por uma sobrecarga no sistema após furtos coordenados de cabos da rede elétrica. Equipes da concessionária trabalham para repor cerca de 3 quilômetros de cabos, mas a empresa ainda não divulgou previsão oficial para a normalização total do serviço.
De acordo com a concessionária, apenas uma das linhas de distribuição que atendem a região estava em operação, já que as demais foram danificadas nos furtos coordenados.
A Light também descreveu o método usado pelos criminosos para dificultar a identificação do dano. “A prática criminosa é planejada justamente para que a falta de luz não seja imediata, dificultando o flagrante e a identificação do local do dano, mas comprometendo a estabilidade da rede a médio prazo”, informou a empresa em nota.






