Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Conar suspende propagandas de apostas na CazéTV durante a Copa do Mundo
Brasil
Conar suspende propagandas de apostas na CazéTV durante a Copa do Mundo
Detran-RJ reduz horário de atendimento na segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil
Estado
Detran-RJ reduz horário de atendimento na segunda-feira (29) devido a jogo do Brasil
MP denuncia PMs por morte de menino no Complexo do Alemão
Rio de Janeiro
MP denuncia PMs por morte de menino no Complexo do Alemão
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Estado
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
Rio de Janeiro
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
Auditoria descobre milhares de servidores ‘fantasmas’ em Secretarias do Governo do Rio
Destaque
Auditoria descobre milhares de servidores ‘fantasmas’ em Secretarias do Governo do Rio
Mundial de 2026 quebra recorde histórico de gols antes mesmo do fim da fase de grupos
Esportes
Mundial de 2026 quebra recorde histórico de gols antes mesmo do fim da fase de grupos
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Lula anuncia aumento de biocombustíveis para reduzir dependência do petróleo

A oficialização da medida é esperada para os próximos dias, antes da reunião do Conselho Nacional de Política Energética

Siga-nos no

Presidente Lula. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (30), que o governo pretende aumentar a proporção de biocombustíveis nos combustíveis fósseis. A mistura de etanol anidro na gasolina deve passar de 30% para 32%, enquanto o biodiesel no diesel será elevado de 15% para 16% (B16). A oficialização da medida é esperada para os próximos dias, antes da reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), marcada para 7 de maio.

A iniciativa é vista como uma resposta ao cenário internacional instável no mercado de petróleo, influenciado por tensões como a guerra no Irã e as restrições no Estreito de Ormuz. Com a ampliação dos biocombustíveis, o governo busca diminuir a dependência das importações de diesel, que atualmente representam cerca de 25% do consumo nacional, além de reduzir os impactos das oscilações nos preços globais.

O setor produtivo também acompanha a medida com expectativa positiva. Produtores de soja, principal matéria-prima do biodiesel no Brasil, afirmam ter capacidade para suprir a demanda adicional, impulsionados por uma safra recorde.