Luiz Inácio Lula da Silva chegou à Itália, onde se reunirá com o papa Leão XIV. Ao lado da delegação brasileira, o presidente pousou na capital italiana, Roma, neste domingo (12/10).
Além do encontro com o líder da Igreja Católica, previsto para esta segunda-feira (13/10), o presidente brasileiro também participará de outros dois compromissos internacionais.
O primeiro deles é a abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Além disso, Lula também se reunirá com o Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O convite para a participação no fórum partiu do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando o presidente brasileiro foi informado de que o Brasil saiu do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.
“O Brasil saiu do Mapa da Fome outra vez. Nós conseguimos tirar 30 milhões de pessoas da fome em dois anos e meio de governo e vai ter um grande encontro em Roma, na FAO, e eu vou ter que falar como o orador principal desse encontro”, disse Lula, em entrevista recente.
O Fórum Mundial da Alimentação vai até o dia 18, período em que também serão comemorados os 80 anos de criação da FAO.
Esta é a segunda viagem de Lula para a Itália em 2025. A última delas aconteceu em abril, quando o líder brasileiro participou do velório do papa Francisco.