O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso Nacional dois projetos de lei que criam novas universidades federais: a Universidade Federal Indígena (Unid) e a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27), no Palácio do Planalto, em cerimônia com ministros, lideranças indígenas, gestores da área educacional e atletas brasileiros.
Lula fez um apelo ao Legislativo em meio ao desgaste recente entre governo e Congresso. Ele afirmou que o Planalto vai atuar para garantir a aprovação das propostas, embora tenha reconhecido que o Parlamento pode rejeitar os textos. Segundo o presidente, eventuais emendas devem “melhorar, jamais piorar” o conteúdo.
A Unid atende a uma demanda antiga de povos tradicionais. Terá sede em Brasília e funcionará em rede, integrando saberes indígenas e conhecimentos científicos. A expectativa é oferecer cursos ligados à gestão ambiental e territorial, políticas públicas, saúde, línguas indígenas, engenharia, agroecologia e formação de professores.
Já a UFEsporte retoma um compromisso feito por Lula em agosto, durante encontro com atletas da ginástica rítmica. A instituição terá foco em formação esportiva e pesquisa em alto rendimento, também sediada em Brasília, com centros regionais em estados com estruturas olímpicas, como Ceará e Rio de Janeiro.
A cerimônia contou com a presença dos ministros Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esporte) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas). Sonia afirmou que a proposta da Unid foi construída após escuta de 236 povos indígenas. Fufuca destacou que a universidade do esporte incluirá cursos de marketing, direito esportivo, medicina esportiva, gestão e formação técnica.
Como devem funcionar as novas instituições
Unid — Universidade Federal Indígena
• Sede em Brasília
• Funcionamento em rede, com integração entre saberes tradicionais e acadêmicos
• Foco na formação de estudantes indígenas
• Cursos: gestão ambiental e territorial, políticas públicas, sustentabilidade, línguas indígenas, saúde, direito, agroecologia, engenharias e formação de professores
UFEsporte — Universidade Federal do Esporte
• Sede em Brasília
• Centros regionais em estados com estruturas olímpicas
• Foco em ciência, tecnologia e rendimento esportivo
• Cursos: ciência do esporte, educação física, gestão esportiva, medicina esportiva, marketing esportivo e nutrição esportiva






