Foi publicada nesta quinta-feira (13/11) no Diário Oficial da União a exoneração temporária de três ministros do governo Lula: André Fufuca (Esporte), Celso Sabino (Turismo) e Carlos Fávaro (Agricultura). A medida tem caráter provisório e ocorre em razão de compromissos parlamentares.
O afastamento acontece no mesmo dia em que se encerra o prazo para a indicação de emendas parlamentares ao Orçamento de 2026. Fávaro, que é senador, e os deputados Fufuca e Sabino retornaram aos mandatos para cumprir as obrigações junto ao Congresso Nacional.
Segundo apuração, os ministros devem reassumir os cargos já nesta sexta-feira (14/11). O movimento é comum em períodos de fechamento de prazos legislativos, quando integrantes do Executivo que mantêm mandato precisam formalizar indicações de recursos.
Em nota, o Ministério do Turismo informou que Celso Sabino reassumiu o mandato como deputado federal pelo Pará para o “cumprimento de compromissos parlamentares”, com previsão de retorno imediato à pasta após o prazo.
Já no caso de André Fufuca, o afastamento foi justificado por motivos pessoais. Apesar das exonerações, o Palácio do Planalto confirmou que não há mudanças permanentes no comando das três pastas.






