Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
Sorry, no results.
Please try another keyword
Thiago Pampolha é eleito vice-presidente do TCE/RJ
Destaque
Thiago Pampolha é eleito vice-presidente do TCE/RJ
Taxa de desemprego é a menor para o trimestre desde 2012
Brasil
Taxa de desemprego é a menor para o trimestre desde 2012
Alerj aprova mudança de nome da estação das barcas de Charitas para Paulo Gustavo
Destaque
Alerj aprova mudança de nome da estação das barcas de Charitas para Paulo Gustavo
Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice de Paulo de Frontin
Política
Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice de Paulo de Frontin
Nova Iguaçu lança o III Prêmio Literário Antônio Fraga
Notícias
Nova Iguaçu lança o III Prêmio Literário Antônio Fraga
Big Brother de São Gonçalo ajuda a prender ladrão
Destaque
Big Brother de São Gonçalo ajuda a prender ladrão
Projeto do MARAEY de Maricá é apresentado para empresários de SP
Brasil
Projeto do MARAEY de Maricá é apresentado para empresários de SP

Maior cruzeiro do mundo faz retoques finais antes de 1ª viagem

A viagem de estreia está programada para janeiro do ano que vem. O Icon of the Seas, é cinco vezes maior que o Titanic e tem capacidade para quase 10 mil pessoas
Foto: Divulgação/Royal Caribbean International

O maior cruzeiro do mundo, o Icon of the Seas (“Ícone dos Mares”, em tradução livre) está recebendo os retoques finais, em um estaleiro finlandês, antes de sua primeira viagem, em plena recuperação do setor após a pandemia da covid-19. A viagem de estreia está programada para janeiro do ano que vem.

O Icon of the Seas, comissionado pela Royal Caribbean conta com vários parques aquáticos e mais de 20 decks. Seu tamanho é cinco vezes maior que o Titanic e tem capacidade para quase 10 mil pessoas.

O cruzeiro é mais parecido com uma cidade pequena do que com um navio, sua estrutura conta com suas sete piscinas, um parque, toboáguas, shoppings, uma pista de patinação no gelo e “mais lugares do que qualquer outro navio”, o “Icon of the Seas” também oferece mais lugares para se gastar dinheiro a bordo. Isso “permite, por sua vez, que as empresas de cruzeiros sejam mais lucrativas”, acrescentou.

“Até onde sabemos, este é, hoje, o maior navio de cruzeiro do mundo”, disse Tim Meyer, CEO do estaleiro Meyer Turku, responsável por sua construção na costa sudoeste da Finlândia.

Foto: Divulgação/Royal Caribbean International

O aumento do tamanho dos navios continuará, prevê Papathanassis, mas em um ritmo mais lento por causa do contexto econômico. “Quanto maiores os navios, maiores são os custos de investimento e o conhecimento tecnológico necessário. E o conhecimento tecnológico não é barato”, explica.

Enquanto alguns chamam a estrutura colossal de “monstruosidade”, citando sua enorme pegada climática, outros admiram sua engenharia sofisticada e correm para comprar ingressos. Uma particularidade do novo navio, cuja construção começou em 2021, é sua gigantesca cúpula de vidro que cobre a proa.

A indústria de cruzeiros está se recuperando após o duro golpe da pandemia da covid-19. De acordo com a Cruise Lines International Association (CLIA), o volume de passageiros ultrapassará, em 2023, os níveis pré-pandêmicos, chegando a 31,5 milhões de passageiros.