Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que 47% dos brasileiros são contrários ao chamado PL da Dosimetria, projeto que trata da redução de penas para condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro. Outros 24% se dizem favoráveis à redução das penas, enquanto 19% defendem punições ainda mais severas. Já 10% não souberam responder.
O levantamento também aponta que mais da metade da população não estava informada sobre a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados. Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados disseram não saber que a proposta já havia sido aprovada, enquanto 47% afirmaram ter conhecimento do avanço do texto no Congresso.
Ao serem questionados sobre o objetivo do projeto, 58% dos entrevistados disseram acreditar que o PL da Dosimetria foi aprovado para reduzir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros 30% afirmaram que a proposta beneficiaria todos os condenados, e 12% não souberam responder.
A pesquisa também abordou a possibilidade de anistia aos envolvidos na trama golpista. Nesse ponto, 44% se posicionaram contra qualquer tipo de anistia. Já 36% se disseram favoráveis à anistia para todos, incluindo Bolsonaro, enquanto 10% defenderam o benefício apenas para os manifestantes do 8 de Janeiro. Outros 10% não opinaram.
O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro, com 2.004 entrevistados com 16 anos ou mais, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
O Projeto de Lei nº 2.162, conhecido como PL da Dosimetria, já foi aprovado pela Câmara e agora está em análise no Senado. Antes de apresentar seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça, o relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), fez mudanças no texto, limitando a redução de penas apenas aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.






