Um trem descarrilou, nesta terça-feira (20/1), perto de Barcelona, Espanha, depois que um muro caiu sobre a linha férrea. Um passageiro morreu e outros 37 ficaram feridos, segundo o Serviço Catalão de Emergência Médica (SEM).
O trem fazia um trajeto regional entre as cidades de Gelida (Barcelona) e Sant Sadurní d’Anoia. De acordo com informações divulgadas pelas autoridades, dos 37 feridos, cinco estão em estado grave, seis em estado menos grave e 26 com ferimentos leves. O jornal El País informou que o maquinista não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Ainda segundo a imprensa espanhola, a queda do muro foi causada pelas fortes chuvas registradas na região nas últimas 24 horas. A água teria enfraquecido a estrutura, que acabou desabando sobre os trilhos no momento em que o trem passava.
Equipes de resgate foram acionadas logo após o acidente. Ao todo, 28 equipes do Corpo de Bombeiros participaram do atendimento aos passageiros e do trabalho no local.
Este foi o segundo acidente com trens de passageiros em menos de uma semana na Espanha. No último domingo (18/1), uma batida entre trens de alta velocidade deixou 42 m0rtos e mais de 100 feridos perto da cidade de Adamuz, na província de Córdoba. Pedro Sánchez, presidente da Espanha, anunciou três dias de luto oficial.
O acidente ocorreu quando um trem de alta velocidade da empresa ferroviária privada Iryo, viajando de Málaga para Madri, descarrilou perto de Adamuz, atravessando para os trilhos adjacentes e atingindo um trem da empresa estatal Renfe que vinha em sentido contrário, de Madri para Huelva, e que também descarrilou com o impacto.
Antes do descarrilamento desta terça-feira, os trens de alta velocidade que ligam Madri a Barcelona já circulavam mais devagar por segurança. Ainda no mesmo dia, outro trem que opera na região de Barcelona teve a circulação interrompida após apresentar um problema e perder um eixo.






