Já começou a manutenção anual, feita pela Cedae, do Sistema Imunana-Laranjal. O serviço começou por volta das 4h e está previsto para terminar às 22h. O serviço vai acarretar na interrupção da captação de água bruta e a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, que atende todo o município de São Gonçalo e Niterói, parte de Itaboraí e Maricá e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
A ação preventiva visa minimizar o risco de falhas que possam interromper a produção de água. Segundo a Cedae, a operação vai mobilizar cerca de 200 profissionais para a execução de mais de 40 serviços, que incluem desde a limpeza e revisão de reservatórios, filtros e canais até reparos em tubulações e modernização de equipamentos. Também serão feitas inspeções de segurança, ajustes em sistemas automatizados e melhorias estruturais. Hoje, o sistema atende a mais de 2 milhões de habitantes da porção leste da Baía de Guanabara.
A operação do Sistema Imunana-Laranjal será retomada de forma gradativa após a conclusão dos serviços, mas a Cedae recomenda à população que reserve água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.
Manutenção dentro da manutenção
A concessionária Águas do Rio anunciou que terá equipes nas ruas para intervenções, como substituição de válvulas em redes e reservatórios estratégicos e a modernização de sistemas de bombeamento. As obras incluem melhorias em estruturas essenciais, como os sistemas de bombeamento Marques Maneta, que atende 18 bairros de São Gonçalo, e Ipiíba, responsável por reforçar o abastecimento de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá.