A Prefeitura de Maricá realiza, nesta sexta-feira (26), a partir das 9h, uma ação especial para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa acontece na Casa do Autista, em Itapeba, e é organizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão em alusão ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho.
Durante o mutirão, serão realizados a coleta de dados e o processo de emissão do novo documento, que utiliza o CPF como número único de identificação em todo o país. O atendimento será feito em um espaço preparado para acolher as necessidades das pessoas com TEA, reduzindo estímulos que possam causar desconforto ou sobrecarga sensorial.
Segundo a secretária da Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, a ação tem como objetivo facilitar o acesso da população neurodivergente aos seus direitos e oferecer um atendimento mais humanizado.
“Essa mobilização aproxima o poder público das famílias e garante que as pessoas com TEA possam emitir a nova identidade com respeito e dignidade, sem enfrentar filas prolongadas ou ambientes que provoquem estresse”, destacou a secretária.










