O MetrôRio passou a receber, a partir desta terça-feira (2/12), doações de alimentos não perecíveis para a campanha Natal Sem Fome, organizada pela ONG Ação da Cidadania. Com o tema “Ilumine o Natal de quem precisa”, caixas coletoras e totens foram instalados em dez estações do sistema metroviário.
As entregas podem ser feitas nas estações Pavuna, Del Castilho, Uruguai, Saens Pena, Central do Brasil, Carioca, Botafogo, Cantagalo, General Osório e Jardim Oceânico. As contribuições seguem até 25 de dezembro, durante todo o horário de funcionamento do metrô.
Além dos pontos físicos, os clientes também podem participar da ação por meio do site oficial da campanha. A edição deste ano pretende distribuir mais de 2 mil toneladas de alimentos em todo o país, reforçando a tradição da mobilização criada em 1993 pelo sociólogo Betinho.
Apesar dos avanços recentes, a fome e a insegurança alimentar seguem como desafios no Brasil. Segundo o IBGE, 24,2% dos domicílios enfrentam algum grau de restrição no acesso à alimentação, afetando mais de 60 milhões de pessoas, principalmente mulheres chefes de família e crianças.
A campanha busca amenizar esse cenário por meio de doações que ajudam comunidades vulneráveis durante o período de festas. A ação permanece ativa até o Natal e depende da participação dos usuários para ampliar o alcance das entregas em 2025. As doações também podem ser feitas pelo site da campanha: www.natalsemfome.org.br






