Os moradores da Barra Olímpica, na Zona Sudoeste do Rio, terão os carnês do IPTU corrigidos. Após articulação entre lideranças municipais e reivindicação do vereador Caiado (PSD), do deputado estadual Claudio Caiado (PSD) e do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), a prefeitura reverterá a cobrança que elevou o valor devido. A decisão foi tomada em uma reunião nesta quinta-feira (22/01) com o vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), na qual os parlamentares apresentaram uma série de reclamações dos contribuintes sobre o aumento.
Na quarta-feira (21/01), data em que as guias de pagamento foram disponibilizadas, o caso foi discutido pelo presidente da Câmara do Rio com a secretária municipal de Fazenda, Andrea Senko, e com técnicos da pasta. A análise dos dados apontou que o reajuste decorreu da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) e não do IPTU em si, já que o valor venal dos imóveis permaneceu estável.
“Desde o início, a luta pelo reconhecimento da Barra Olímpica foi acompanhada pela promessa de que não haveria aumento de taxas e impostos para os moradores. Estou muito satisfeito por termos tido esse pleito atendido, corrigindo essa distorção”, afirmou Caiado.
Quando a região ao redor dos equipamentos dos Jogos de 2016 ainda fazia parte de vários sub-bairros, a área estava enquadrada na faixa 4 da TCL, correspondente a 70 UFIR (R$ 347). Neste ano, a prefeitura reclassificou os imóveis para a faixa 7, com custo de R$ 695, contrariando a promessa de manutenção dos critérios de cobrança; a correção restabelece a faixa anterior. Uma nova guia será reemitida até o dia 30.






