Após dois meses sob administração da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, o Museu Vivo do São Bento registrou mais de 350 visitantes em setembro. O mês contou com atividades intensas, incluindo visitas escolares e ações educativas sobre história e patrimônio.
A Escola Municipal Paulo Roberto de Moraes Loureiro participou com alunos do 3º ao 7º ano, que realizaram cinco visitas guiadas pela estudante de Arqueologia Marcela Milão. As atividades abordaram a história da população sambaquieira e conceitos de memória e ancestralidade.
No dia 30, a escola promoveu ação cultural sobre Setembro Amarelo, com apresentações musicais e mensagens de apoio à saúde mental, encerrando a atividade com um ato simbólico em busca da paz.
Outras escolas, como o Instituto Loide Martha e a Creche Municipal Dona Leda Granja Victer, também participaram de visitas guiadas ao bairro de São Bento e ao sítio arqueológico, ampliando o contato dos alunos com a história local e práticas sustentáveis do povo sambaquieiro.






